Quando se perde um dente na parte de baixo da arcada, por exemplo, aquele que está acima (o antagonista) fica sem função. Este cenário pode resultar em um sorriso totalmente desalinhado.
A extrusáo dentaria consiste em um processo pelo qual a coroa dentaria erupciona além do plano oclusal e acredita-se que sua principal causa seja a ausência de dente antagonista.
A retração da gengiva pode aparecer após o tratamento com aparelho ortodôntico, mas algumas alternativas terapêuticas recuperam, de forma eficiente, a harmonia do sorriso. por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.
Quando um dente é avulsionado, a medida imediata a ser tomada é enxaguar o dente com a saliva do paciente, solução salina, ou água tratada e tentar reimplantá-lo até chegar ao dentista.
O melhor lugar para armazenar um dente avulsionado é o seu próprio alvéolo. Após uma avulsão as células do ligamento periodontal remanescentes na superfície da raiz são privadas do suprimento sanguíneo e perdem seus metabólitos celulares armazenados.
substantivo feminino [Medicina] Ação de extrair ou arrancar. Direito Aquisição de propriedade pela junção de uma porção de terra deslocada do sítio primitivo por força natural.
O trauma de Luxação Extrusiva é o deslocamento parcial do dente para fora do seu alvéolo, provocado pela ação de forças oblíquas, apenas as fibras gengivais palatais impedem que o dente seja avulsionado. O ligamento periodontal quanto o suprimento neurovascular da polpa são rompidos.
As principais causas dos traumas nos dentes são colisões que acontecem de forma acidental, quedas, acidentes em práticas esportivas, estresse, desordem e maus tratos.
De acordo com a literatura atual, o tratamento de urgência nas luxações intrusivas é o reposicionamento atraumático e a contenção do elemento dental traumatizado, terapia endodôntica se houver reabsorção inflamatória do osso e da raiz, nas luxações extrusivas devemos realizar reposicionamento do elemento dental e ...
Confira algumas:
O trauma abdominal é o sofrimento resultante de uma ação súbita e violenta, exercida contra o abdome por diversos agentes causadores: mecânicos, químicos, elétricos e irradiações.
Emergências traumáticas Os traumas são lesões provocadas no corpo exposto a energias que não são suportadas pela nossa fisiologia. Hemorragias por conta dos mais diversos tipos de traumas são o principal motivo de necessidade de atendimento de emergência.