EQST

O Que So As Amgdalas?

O que so as amgdalas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que são as amígdalas?

Amígdalas e adenoides são como os gânglios linfáticos localizados no pescoço, axilas e virilhas. As bactérias entram no nosso organismo pela boca e pelo nariz e lá se deparam com as amígdalas e adenoides, a primeira linha de defesa do sistema imunológico.

Qual é a função das amígdalas?

Elas são as mais importantes, pois guardam uma espécie de aquivo imunológico, ou seja, registram todos os vírus e bactérias que já entraram em contato com o corpo e ajudam a promover estratégias de defesa. Essa função de defesa, no entanto, dura apenas até os 8 anos de idade. Depois, as amígdalas atrofiam.

Qual o motivo da retirada das amígdalas?

Por mais comum que seja, a remoção das amígdalas deve seguir algumas indicações, sendo as principais delas: quadros de amigdalite de repetição, hipertrofia das amígdalas com apneia obstrutiva e amigdalite crônica caseosa.

Quais são os riscos de retirar as amígdalas?

Apesar de ser uma cirurgia pediátrica comum, retirar as amídalas ou adenoides para tratar amigdalite crônica ou infecções recorrentes da orelha média pode aumentar riscos de doenças respiratórias, alérgicas e infecciosas.

Como saber se as amígdalas estão inflamadas?

Os sinais e sintomas de amigdalite são os seguintes:
  1. Garganta inflamada e dor de garganta;
  2. Dificuldade na deglutição;
  3. Cefaleias ou dores de cabeça;
  4. Mal-estar geral;
  5. Febre;
  6. Dor de ouvidos (mas observação por otoscopia costuma ser normal);
  7. Voz alterada;
Mais itens...

Qual a diferença entre adenóide e amigdalite?

As amígdalas estão localizadas nos dois lados da parte posterior da garganta. As adenoides estão localizadas mais acima e mais atrás, onde as fossas nasais se ligam à garganta. As amígdalas são visíveis através da boca, mas as adenoides, não.

É normal ter as amígdalas grandes?

Amígdalas muito aumentadas podem ser normais, e amígdalas cronicamente infeccionadas podem ter tamanho normal. Para ajudar a determinar se uma infecção é a causa do aumento das amígdalas, o médico pergunta quantos episódios de dor de garganta estreptocócica a criança teve durante os últimos um a três anos.