Podemos dizer que Administrador é o indivíduo que exerce a função de administração em uma empresa ou organização pública ou privada. ... Por ele, passam ações de planejamento, organização, direção e controle das mais variadas áreas de negócio, incluindo a gestão de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.
A Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos (CHIAVENATO, 2007). É importante em todas as organizações, sejam elas pública, privada, lucrativa ou não, indústria, prestadora de serviços, não importando o seu tamanho.
Precisa apresentar um perfil de liderança, inquieto na busca de dados, astuto na análise das informações, corajoso para tomar decisões, enérgico ao motivar as equipes e firme ao cobrar resultados, além de ético e, sobretudo, profissional, sendo o próprio exemplo ao “vestir a camisa” da organização.
Todos os serviços contratados e produtos adquiridos, por sua vez, são frutos do trabalho de outros administradores, estes, com formação profissional, atuam dentro de empresas, aplicando técnicas administrativas para tornar tudo possível. Ou seja, tudo que existe no mundo de hoje é resultado da administração.
O aprendizado permanente, o olhar abrangente, as novas tecnologias, a globalização, as mudanças constantes no cenário econômico e político são as principais necessidades e os maiores desafios que permeiam a rotina do administrador atual.
O papel do administrador não se resume a apenas gerenciar determinada área, ou toda uma empresa (privada / pública), mas contribuir para o desenvolvimento da sociedade, pois sua atribuição se estende as funções: social e política e isso o torna um profissional mais requerido no cenário atual.
Veja os 5 principais desafios a serem superados:
Quais os traços principais do perfil do administrador?
O administrador do futuro é o gestor que conduz uma empresa a resultados, fazendo isso a partir de processos e ferramentas modernas. É um perfil de liderança que valoriza as pessoas, sem abrir mão da tecnologia – postura considerada decisiva para enfrentar os muitos desafios que virão pela frente.
O Técnico de Administração é um profissional qualificado e apto a desempenhar tarefas administrativas e gerenciais inerentes ao correto funcionamento das empresas e outras instituições, nas áreas fiscal, tributária, financeira e de recursos humanos seguindo as diretrizes do planejamento, organização, execução e ...
Atualmente, os principais requisitos para a contratação e a permanência na empresa são: responsabilidade, assertividade, descrição, equilíbrio emocional e ainda forte princípios éticos.
Este guia descreve as competências mais populares que você pode aplicar na avaliação da sua empresa e que você vai encontrar durante a sua procura de emprego:
Neste sentido, segundo o escritor americano Robert Katz, existem três tipos habilidades administrativas básicas, ou seja, que são essenciais no dia a dia de todo profissional de administração. São elas: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.
Confira as 7 habilidades do administrador
As habilidades humanas envolvem a capacidade do administrador de trabalhar com e por outras pessoas e de atuar de maneira eficaz como um membro da equipe. ... Dentre estas habilidades, a habilidade motivacional é o fator mais importante para que as pessoas se sintam engajadas no trabalho e comprometidas com a empresa.
Para Djalma de Oliveira, habilidade administrativa é o processo de visualizar, compreender e estruturar as partes e o todo dos assuntos administrativos das empresas, consolidando resultados otimizados pela atuação de todos os recursos disponíveis.
HABILIDADES HUMANAS: estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais (Saber trabalhar com pessoas e por meio das pessoas).
As competências duráveis de um bom administrador Para Chiavenato, o administrador precisa ir além das habilidades técnicas, humanas e conceituais, sendo necessário desenvolver também três competências que ele nomeia de duráveis. São elas: o conhecimento, a perspectiva e a atitude.
A relação entre essas habilidades com o nível em que o administrador atua na organização: para os administradores no nível estratégico, as habilidades conceituais são mais preponderantes, já as habilidades técnicas são mais importantes nos níveis hierárquicos mais baixos.
Teoria Geral da Administração Quais as qualidades necessárias ao administrador, tendo em vista a variedade de situações com que se defronta? O administrador deve ser tanto organizado, bom ouvinte e conhecedor das necessidades da sua empresa em geral, para que então possa comandar equipes e processos.
Porque elas são importantes para a construção e manutenção dos relacionamentos e deliberação do que deve ser executado (ações) por cada envolvido nos trabalhos da organização. Diante disso, as Habilidades Humanas são essenciais no dia a dia dos CEO's, diretores, coordenadores, gestores e supervisores.
Deve-se saber como todo processo é construído e por quem ele é construído. Por isso, conhecimentos em inteligência de negócios, análise de dados e de risco e gestão de projetos são muito importantes ao administrador. Para o proprietário de qualquer negócio, essa habilidade é fundamental.
Competências Gerenciais são conhecimentos, habilidades e atitudes, necessários aos diferentes níveis da organização, que resultam no que os gestores realizam ou produzem no trabalho (ZARIFIAN, 2001). ... Desenvolvimento de competências gerenciais e contribuição da aprendizagem organizacional.
Habilidades gerenciais podem ser definidas como atributos que um gestor deve ter para realizar tarefas específicas em uma organização. ... Habilidades técnicas: habilidades que dão aos gerentes a capacidade e o conhecimento para usar uma variedade de técnicas para alcançar seus objetivos.
10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional
15 competências gerenciais que todo gestor deve ter