É vedado ao auxiliar em saúde bucal:
6o É vedado ao Técnico em Saúde Bucal: I - exercer a atividade de forma autônoma; II - prestar assistência direta ou indireta ao paciente, sem a indispensável supervisão do cirurgião-dentista; III - realizar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados no art.
Aprenda dicas para se destacar como ASB
Essas normas incluem: correta lavagem das mãos; proteção pessoal do usuário; uso do equipamento de proteção individual em todos da equipe; adequadas limpeza de superfícies, desinfecção e esterilização; imunização dos profissionais e correto manuseio dos resíduos de saúde para conseguimos reduzir significativamente o ...
Os profissionais de saúde estão sob risco constante de exposição às doenças contagiosas, muitos delas imunopreveníveis. Por isso, Cirurgiões Dentistas e sua equipe devem ficar atentos, pois as vacinas contra tétano, difteria, hepatite B são obrigatórias e devem estar sempre em ordem.
Ainda que o dentista se preocupe em esterilizar todos os equipamentos e ferramentas, tenha lavado suas mãos corretamente, esteja usando luvas, máscara e óculos de proteção, alguns detalhes podem arruinar toda a sua prevenção.
Risco Físico: ruídos, radiação ionizante ou não, vibrações, materiais perfuro-cortantes, ultra-som, etc. Risco Químico: ácidos, resinas, mercúrio, poeira. Risco Biológico: secreções com bactérias, vírus, fungos. Risco Ergonômico e Emocional: má postura, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, depressão, estresse, etc.
No cotidiano tem-se observado cirurgiões-dentistas com mais de vinte anos de atividade profissional queixarem-se de doenças sabidamente relacionadas ao estresse psicológico tais como:distúrbios posturais, dores na coluna cervical, enxaquecas constantes, hipertensão arterial, depressão, fibromialgias, distúrbios da ...
Para a prevenção de doenças ocupacionais é necessário conhecer dois pontos, uma a escolha do equipamento e outro estão relacionados à ergonomia correta da posição de trabalho do profissional.
A cadeira odontológica é um item essencial para acomodar o paciente durante o atendimento odontológico com conforto e comodidade.
Para que serve o motorzinho? Essa ferramenta que assusta muita gente é conhecida na odontologia como caneta de alta rotação. "Como o próprio nome diz, a partir de uma alta rotação da turbina, feita por ar comprimido e irrigada com água abundante, possibilita que a broca perfure ou corte o esmalte do dente", explica.
O que é um fotopolimerizador e para que serve? Conhecido por transmitir uma luz azulada, esse aparelho tem uma importante função no dia a dia do dentista. Na prática, essa luz ativa uma substância chamada de canforoquinona, presente nos compostos de resina e em outros produtos odontológicos, endurecendo o tecido.
Suctora. Suctora vem com cuba acoplada autoclavável e sugador de alta potência. Algumas cubas têm um giro de 180° e garrafas embutidas.