O termo "tríade terrível" é utilizado para designar a luxação do cotovelo associada à fratura da cabeça do rádio e do processo coronoide, recebendo este nome devido à instabilidade resultante desta lesão, levando, assim, à dificuldade em seu manuseio, até mesmo por cirurgiões experientes(2,3).
O que é a luxação do cotovelo? A luxação, em termos médicos, é definida como a “perda do contato articular”. Isto é, a separação de dois ossos que costumam estar em íntimo e contínuo contato por meio de uma área lisa e deslizante, chamada de cartilagem.
O que fazer em caso de luxação da articulação
O cotovelo estalando não é sinal de preocupação, mas é bom ficar atento se esses ruídos estiverem acompanhados de dor. A bursite é uma das doenças que causam dores aliadas ao estalo no cotovelo. Ela também pode se instalar nos joelhos, no quadril e nos ombros.
Ortopedista explica que barulhos não necessariamente são sinais ruins, mas se vierem acompanhados de dor devem ser consultados por médico. As articulações pode fazer uma variedade de sons: estouro, estalo, crepitações, moagem, e às vezes parecem desencaixar.
Alguns recursos que podem ser usados são equipamentos que combatem a inflamação, como tens, ultrassom, laser, ondas de choque e iontoforese. Uso de compressas com gelo e exercícios de fortalecimento e alongamento, assim com técnicas de massagem transversa também são úteis para acelerar a cura.