Nomeado pelo presidente Café Filho*, coube-lhe assinar o documento com a mudança do nome do Território Federal do Guaporé para Rondônia, pela Lei nº 2731 do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 17 de fevereiro de 1956.
A cobertura vegetal de Rondônia é, na maior parte do estado, marcada pelas espécies características do bioma Amazônia. As florestas são predominantes, como a floresta ombrófila aberta, que cobre mais da metade do território do estado.
Marcos José Rocha dos Santos (Rio de Janeiro, 3 de agosto de 1968), é um administrador, policial militar e político brasileiro. Filiado ao Partido Social Liberal (PSL), é o atual governador do estado de Rondônia.
Às 16 horas do dia 13 de setembro de 1943, no salão dos despachos do Palácio do Catete, Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei nº 5.
O primeiro Governador do Território Federal do Guaporé foi o Major Aluízio Pinheiro Ferreira, que anteriormente havia sido também o primeiro diretor brasileiro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, nomeado pelo Presidente Getulio Vargas em 1931.
13 de setembro de 1943
Em 13 de setembro de 1943, foi criado o Território Federal do Guaporé, pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas. A política do Estado Novo varguista, visava proteger as fronteiras nacionais de possíveis invasões estrangeiras e possível disseminação de ideologias contrárias aquelas pregadas pelo presidente.
A luta pela criação do Estado de Rondônia começou com o surgimento da Lei nº 411, em 1969, que estruturou os territórios federais.
Ñuflo de Chávez
Quatro estágios marcam sua História: o da Madeira-Mamoré (1912/1972), o do Território (1943/1981) do Guaporé (em 1956 Rondônia), o da abertura da rodovia BR-364 (1961) – no traçado da linha telegráfica implantada pelo Marechal Cândido Rondon e o Estado, criado a 22 de dezembro de 1981 pela Lei Complementar 41 assinada ...
As atividades econômicas limitavam-se à produção extrativista, com realce para a borracha e a castanha, além do óleo de copaíba. A agricultura era de subsistência e a pecuária incipiente.
DE 1943
dia 05, de outubro de 1988
O objetivo era realizar uma administração feita diretamente pelo governo federal. Além do Território Federal de Ponta Porã, foram criados os territórios Federais do Amapá, do Rio Branco, do Guaporé e do Iguassú. Todos pelo mesmo decreto-lei.
Com a nova legislação, Roraima e Amapá foram transformados em estados, Fernando de Noronha foi incorporado a Pernambuco e Goiás foi desmembrado, dando origem a Tocantins.
Os Territórios brasileiros eram: Território Federal do Acre, Território Federal do Amapá, Território Federal do Guaporé, Território Federal do Rio Branco (todos localizados na região Norte), Território Federal de Fernando de Noronha (região nordeste), Território Federal de Ponta Porã (localizado na região na região ...
Atualmente, não existem mais territórios brasileiros. Os últimos foram extintos pela Constituição de 1988, como foram os casos de Roraima, Amapá e Fernando de Noronha.