O ditongo é um fenômeno fonético que consiste no encontro de uma vogal e uma semivogal ou de uma semivogal e uma vogal em uma mesma sílaba. Para iniciarmos a análise do encontro vocálico conhecido como DITONGO, é necessário relembrar os conceitos que envolvem as vogais e semivogais.
O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.
HIATO: quando duas vogais estão juntas na mesma palavra, mas em sílabas diferentes. ... Acontece diferente com o ditongo, que pode ser formado por vogal + semivogal ou semivogal + vogal, e com o tritongo, que é formado por semivogal + vogal + semivogal.
Hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes. ... Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: beijo (bei-jo), caixa (cai-xa), sabão (sa-bão). Tritongo é o encontro de uma semivogal, uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba.
→ HIATO é o encontro de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes.
Hiato
Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas vocálicos da Língua Portuguesa e são classificados em hiato, ditongo e tritongo. Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas formados por vogais ou semivogais em uma mesma sílaba ou sílabas diferentes.
Os encontros vocálicos são classificados em tritongos, ditongos ou hiatos, dependendo da separação silábica (mesma sílaba ou sílabas diferentes).
A palavra dia é um hiato. Pois se tem um encontro vocálico, onde as vogais se separaram em sílabas diferentes : di- a.
I-guais. É um tritongo, que significa três vogais juntas.
A palavra igual é composta pelas sílabas i-gual. A sílaba tónica desta palavra é a sílaba gual, na qual se verifica um ditongo crescente.
Encontro vocálico
Vimos que o ditongo é o encontro de uma vogal e de uma semivogal na mesma sílaba. ... Encontros Vocálicos: são os encontros de vogais (ou de vogais com semivogais) numa palavra. Portanto, os ditongos, os tritongos e os hiatos são encontros vocálicos. Dígrafo: ocorre quando duas letras passam a ter um único fonema.
É dígrafo quando a vogal u não é pronunciada, mas é encontro consonantal quando a vogal u é pronunciada.
Sc é um dígrafo quando seguido das vogais e ou i. Representa um único som, assumindo o valor fonético /s/: nascer, piscina, descida. Sc é um encontro consonantal quando seguido das vogais a, o ou u e de outras consoantes, com r ou l. Representando dois sons distintos: descoberta, escrever, ofuscar.
Por encontros consonantais entende-se que são palavras que contêm duas ou mais consoantes juntas, sem intervenção de vogal. São exemplos de encontros consonantais as palavras: prato, fraco, trio, psicose e ritmo.
Não, a palavra livro não é um dígrafo. vocálicos: am,em,im,om,um,an,en,in,on,un. Na palavra livro não temos a união de nenhumas dessas consoantes ou vogal consoante. É isso!