É um conjunto de regras padronizados e aceitas pela sociedade e que tem um grande valor social.As principais instituições sociais são familia, religião, politica, educação religião e recração.
Dentro da esfera própria de influência, o “coronel” como que resume em sua pessoa, sem substituí-las, importantes instituições sociais. Exerce, por exemplo, uma ampla jurisdição sobre seus dependentes, compondo rixas e desavenças, e proferindo, às vezes, verdadeiros arbitramentos, que os interessados respeitam.
Sociologia: Instituições Sociais
Empresas Privadas - buscam continuamente pelo lucro, pois precisam do dinheiro para manter a atividade econômica. ... Instituições Públicas - em nossa sociedade, não possuem o objetivo de auferir lucros, uma vez que os recursos obtidos são convertidos em melhorias dentro da própria máquina pública.
As Instituições Públicas são importantes para a organização do Estado e, por diversas vezes, elas são um elo entre a satisfação da população e as ações dos gestores públicos. ... Um sistema eleitoral pode existir isoladamente de outras instituições estatais em razão de sua função específica, que é escolher governantes.
A função principal das instituições é ajustar os limites da igualdade aos limites da liberdade. Liberdade e igualdade são preservadas como bens comuns na razão direta da eficiência das instituições. ... Ocorre que, muitas vezes, as instituições não conseguem garantir uma transação equilibrada entre liberdade e igualdade.
Resposta. A principal instituição social é tão antiga que estar altamente ligada ao termo de civilização, o Estado, com o intuito de ser um monopólio de força cívico-militar que visasse a proteção de uma comunidade ou nação.
Os jesuítas criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram em 1549, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional. A Companhia de Jesus foi uma instituição criada essencialmente para fortalecer e defender a Igreja.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
O Regimento escolar é um instrumento legal que formaliza e reconhece as relações dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Contém um conjunto de normas e definições de papéis, devendo ser um documento claro, de fácil entendimento para a comunidade, traduzindo as construções e os avanços nela produzidos.
No dicionário, regimento é a ação ou efeito de reger, ou seja: de guiar, conduzir, orientar. E, de fato, a língua portuguesa explica bem a função do tal regimento escolar.