As merócrinas são aquelas em que a secreção é eliminada sem que haja perda do citoplasma da célula secretora. Nas glândulas apócrinas, a secreção apresenta porções do citoplasma das células secretoras. Já as holócrinas eliminam a secreção que é constituída pela própria célula secretora.
Glândula merócrina é a classificação dada à glândulas na qual a secreção é liberada pela célula por meio de exocitose, sem perda de outro material celular como o seu citoplasma.
Pâncreas. O pâncreas, uma importante glândula do corpo humano, é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas, sendo assim, classifica-se como uma glândula mista, tendo funções endócrinas e exócrinas.
Quanto ao mecanismo de liberação das glândulas exócrinas, assinale a correta: Merócrina, a célula secretora amadurece, morre e torna-se parte do produto de secreção. Holócrina, parte do citoplasma apical é liberado junto ao produto de secreção.
As glândulas ainda podem ser classificadas pela maneira como a secreção é eliminada em meróclinas, holócrinas e apócrinas. As glândulas merócrinas, encontradas no pâncreas, por exemplo, eliminam a secreção armazenada através de exocitose sem perda de material citoplasmático.
Tecido epitelial glandular
As secreções mucosas são espessas e ricas em muco (fluidos de alta viscosidade compostos basicamente de glicoproteínas), por exemplo as secreções das glândulas salivares, já as secreções serosas são mais claras, aquosas, apresentam maior fluidez e também são ricas em proteínas, por exemplo, glândulas secretoras do ...
As células dos tecidos epiteliais de revestimento apresentam diferentes formatos e características, sendo esses fatores usados para a sua classificação. Dentre os principais critérios utilizados para classificar os epitélios, destacam-se o número de camadas e as formas da célula.
Denominamos de glândulas endócrinas aquelas que liberam suas secreções diretamente na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos. Elas diferem-se das glândulas exócrinas por não possuírem canais por onde saem as secreções.
Como exemplos de glândulas Endócrinas podemos citar a/o/as/os: As glândulas salivares. ... As endócrinas liberam hormônios diretamente no sangue, enquanto as Exócrinas liberam hormônios na cavidade de algum outro órgão. As endócrinas liberam hormônios na cavidade de algum outro órgão.
O nome da secreção é Hormônio, as glândulas que desempenham esse papel são chamadas de glândulas endócrinas. Para receber esse nome, a glândula tem que liberar diretamente na corrente sanguínea.
Os hormônios são substâncias produzidas pelas chamadas glândulas endócrinas. Essas glândulas produzem secreções que são lançadas diretamente na corrente sanguínea. No nosso corpo, o conjunto dessas glândulas forma o chamado sistema endócrino.
Como exemplo de glândulas endócrinas, temos a tireoide, a hipófise, a paratireoide, a adrenal, entre outras. Curiosidade: O pâncreas é uma glândula que age como endócrina (ilhotas pancreáticas) e exócrina (ácinos pancreáticos), recebendo a denominação de glândula mista.