Campo elétrico é definido como a força elétrica por unidade de carga. A direção do campo elétrico define a direção da força elétrica que surge entre duas cargas.
- módulo: o módulo do campo elétrico em um ponto P é dado pela equação acima. - direção: é a mesma da força elétrica . - sentido: é o mesmo da força elétrica se q > 0 e sentido contrário se q < 0. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade do campo elétrico é N/C (newton/coulomb).
É a região próxima a um ímã que influencia outros ímãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, como cobalto e ferro. As linhas de indução existem também no interior do ímã, portanto são linhas fechadas e sua orientação interna é do polo sul ao polo norte. ...
É uma gigantesca distorção magnética criada pelo núcleo terrestre, que funciona como um ímã. ... O campo magnético protege as camadas de ar ao minimizar ataques de ventos solares. Sem tal defesa, as partículas lançadas pelo Sol arrancariam a atmosfera do planeta. Um ímãzão desses, bicho!
Quando um material é deixado por um certo tempo próximo a uma ímã permanente, ele se torna momentaneamente um ímã. Carga elétrica em movimento produz campo magnético, sendo assim, se um determinado material for enrolado por um fio condutor, caso haja corrente elétrica, o campo magnético gerado imantará o material.
O processo de imantação consiste em magnetizar um material que naturalmente não possui características de ímã. Teoricamente, qualquer material pode ser imantado, porém, os materiais classificados como ferromagnéticos, como ferro e níquel, são imantados com mais facilidade.
O Ferrite é um material composto por ferro, boro, bário, estrôncio ou molibdênio. ... Porém, para alcançar a mesma força do ímã de neodímio usando ímãs de Ferrite, é necessário um volume 18 vezes maior do material comparado ao neodímio.