Correntes sociológicas; são as teorias que influenciam a forma de pesquisa dessa ciência. A Marxista que trabalha com o materialismo histórico dialético.
As correntes marítimas têm sua origem na circulação dos ventos na superfície e pelo movimento de rotação da Terra. Elas transportam consigo umidade e calor interferindo também na vida marinha e, consequentemente, tendo influência direta no equilíbrio dos oceanos e mares.
Como reconhece-las?
Elas são formadas, geralmente, da seguinte maneira: Quando as ondas quebram, elas empurram a água acima do nível médio do mar. ... Como a água de retorno se concentra nesse canal, ela se torna uma corrente movendo-se para dentro do mar. Dependendo do número de fatores, esta corrente pode ser muito forte.
Trace uma diagonal Nunca, em hipótese alguma, largue sua prancha”, alerta Marcos. Caso a correnteza esteja forte e você não consiga mais remar nem chamar pedir ajuda, o tenente Cléber do Vale diz que “o melhor a fazer é boiar e deixar a corrente te levar até outra praia, onde poderá sair”.
Ao se aproximar de um redemoinho, avalie seu tamanho e sua força da melhor maneira que puder. Se a água permitir, observe submerso a profundidade de seu olho e o tamanho das coisas que ele puxa, bem como a força com que ele arremessa tudo para o fundo.
Para reconhecer uma corrente de retorno (vala), observe: · Que apresenta uma movimentação a superfície ligeiramente ondulada em direção contrária as outras ondas que quebram na praia.
Praia arenosa pode ser definida como a região costeira onde as ondas remexem ativamente o sedimento. Ela abrange desde a faixa entremarés, podendo chegar, em alguns locais, até 20 m de profundidade. No Brasil, nossas praias possuem um sedimento constituído basicamente de areia.
Quando a areia é fina, ela é levemente levada pela água, e o mar tende a ser raso. Onde ela é grossa, a praia tende a ser íngreme, então a água bate e volta. Por isso, a areia média é a mais perigosa e serve como indicador. ... Isso acontece porque a areia média faz com que se formem bancos de areia no mar.
Uma onda quadrada é uma forma de onda básica encontrada frequentemente nas áreas da eletrônica e do processamento de sinais. Uma onda quadrada ideal alterna regularmente e instantaneamente entre os dois níveis, que podem ou não incluir o zero.