Aditivos – os aditivos compreendem uma variada gama de substancia que atuam como importantes auxiliares querem facilitando a formação da tinta que melhorando as propriedades gerais, dentre eles podemos destacar os antiespumantes, anti-peles, secante, anti-sedimentantes e plastificastes (3).
Os aditivos podem modificar a resistência ao impacto, melhorar o acabamento superficial, aumentar ou reduzir a dureza e também podem servir apenas para reduzir o custo do material. ... Retardante de chama: a função de um aditivo anti-chama é inibir ou, quando possível, eliminar a propagação do fogo em um material.
O que é um termo aditivo de contrato? O aditivo contratual nada mais é que um complemento ao contrato assinado inicialmente. Sempre que há uma alteração em alguma cláusula, é importante que isso seja documentado em forma de um termo assinado pelas partes.
A tinta é composta, basicamente, das seguintes substâncias: pigmento, veículo ou aglutinador, solvente ou redutor e aditivo. O pó colorido presente na mistura que constitui a tinta é denominado pigmento. O líquido que contém o pigmento e o torna fácil de se espalhar é chamado de veículo ou aglutinador.
Tintas, em geral, é uma composição líquida, geralmente viscosa, com uma dispersão de partículas sólidas. Elas são constituídas por quatro componentes principais: a resina, o solvente, o pigmento e os aditivos.
Componentes da tinta:
O PVC (Índice do Volume de Pigmento) é utilizado para definir o aspecto da pintura: brilhante, sem brilhante ou fosco. As tintas foscas, por exemplo, possuem um PVC elevado ao passo que uma tinta sem brilho tem um PVC baixo. Portanto, quanto mais alta a concentração de pigmento (PVC), mais baixo será o teor de resina.
tinta esmalte
b) Um PVC alto implica em uma tinta menos brilhante, pois a luz que bate nas partículas sólidas é espalhada e a superfície se apresenta fosca.
CKC-333® para plásticos e forros de PVC é uma tinta intumescente à base de água de elevada performance para substratos à base de policloreto de vinil e outros derivados plásticos. Na cor branca, pode ser pigmentado ou aplicado pintura na cor desejada sobre sua superfície, após a cura.
Usando um lápis, desses com borrachinha na ponta; basta sujar a borrachinha na tinta e sair “carimbando” o vasinho já pintado. Aprenda a fazer aqui. Caso não queira pintar o vaso inteiro, pinte só a parte de baixo.
Passe uma camada de tinta. Chacoalhe a lata de spray; depois, segure-a a 30-45 cm do objeto; mire o bucal e pressione a ponta. Para fazer a aplicação, faça movimentos de vaivém, horizontal e verticalmente, para aplicar uma camada fina e uniforme.