A síndrome da veia cava superior representa um conjunto de sinais (dilatação das veias do pescoço, pletora facial, edema de membros superiores, cianose) e sintomas (cefaléia, dispnéia, tosse, edema de membro superior, ortopnéia e disfagia) decorrentes da obstrução do fluxo sanguíneo através da veia cava superior em ...
Veia cava inferior Ela recolhe todo o sangue do abdômen, pelve e membros inferiores e transporta-o para o átrio (aurícula) direita do coração. A VCI forma-se pela junção das veias ilíacas comuns direita e esquerda ao nível da vértebra L5, bem na frente da bifurcação aórtica.
As tributárias da veia cava superior são as seguintes veias: vertebral, mamária interna, pericardiacomediastinal, bronquial, intercostal superior, frênica superior e, no lado esquerdo, a veia ázigos.
A persistência da veia cava superior esquerda (VCSEP) representa a anomalia congênita venosa torácica mais frequente, e seu conhecimento é crítico para o sucesso do implante de dispositivos invasivos, visando minimizar os riscos de potenciais complicações3.
Vaso que transporta sangue venoso até à aurícula direita do coração.