Velocidade. Esportes. Segundo Barbanti (1996), a velocidade é definida como a máxima rapidez de movimentos que pode ser alcançado. ... Segundo Gobbi et al (2005) afirma que o conceito de velocidade em educação física em especial nos esportes está associado ao de velocidade máxima.
A velocidade pode ser executada de forma cíclica ou acíclica: Velocidade cíclica: adequada a uma certa sucessão de ações motoras (ex. corrida). Velocidade acíclica : adequada a uma ação motora isolada(ex.
A resistência, também capacidade de resistência ao cansaço, é a capacidade de poder executar, durante o maior tempo possível, um esforço estático ou dinâmico, sem diminuir a qualidade do exercício. Educação física, 2º ano, Resistência orgânica geral e resistência muscular localizada.
1.
Os principais tipos de velocidade
A velocidade pode ser dividida em média e instantânea, sendo considerada uma grandeza vetorial por possuir direção (Ex.: vertical, horizontal,…) e sentido (Ex.: para frente, para cima, …). Entretanto, quando há deslocamento em direção única o movimento é denominado de unidimensional.
Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade.
Alguns exemplos de qualidades físicas que um praticante de uma modalidade Técnico-combinatora pode desenvolver é: Força, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, velocidade, coordenação motora, noções de espaço e tempo e lateralidade.
Além de resistência cardiovascular, contamos com mais seis capacidades físicas, que são: resistência muscular localizada; força; flexibilidade; agilidade; velocidade e equilíbrio. As capacidades físicas são qualidades próprias de cada indivíduo, correspondente à parte física corporal do movimento.
A força, a velocidade, a resistência, a flexibilidade e a coordenação são as principais capacidades envolvidas na prática de atividades físicas desportivas.
A resistência pode ser dividida em alguns tipos como: resistência aeróbica, anaeróbica, resistência muscular localizada e resistência de força.
De acordo com Drabik (1996, citado por Gambetta, 2005), as capacidades coordenativas são: equilíbrio, diferenciação cinestésica, orientação espacial, reacção a sinais, ritmo, sincronização dos movimentos e adequação do movimento.
No Brasil, o basquetebol, como outras modalidades, são apresentados aos alunos nas aulas de Educação Física. ... Na escola prioriza-se as capacidades coordenativas gerais do aluno: saltar,correr, equilibrar, que resultam da instrução geral para movimentação em diversas modalidades esportivas.
Orientação, equilíbrio, ritmo, adaptação, acoplamento ou sincronização, reação e diferenciação fazem parte desse tipo de capacidades físicas. Especificamente, as capacidades coordenativas são aquelas que permitem que uma pessoa execute movimentos com eficácia, precisão e economia.
São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade.
Antes dela existe uma pista para que o atleta pegue velocidade. No ponto máximo de sua velocidade, coloca seu pé de impulsão o mais próximo possível da marca e salta . Se tocar na marca,o salto é anulado. As capacidades físicas mais utilizadas são a velocidade e a impulsão.
Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.
10 dicas para melhorar o condicionamento físico
5 suplementos para ajudar a otimizar seu treino
Resposta:
Corridas. A corrida é a melhor atividade aeróbica para melhorar o condicionamento físico. Além de trabalhar a musculatura de praticamente todo o corpo, o exercício ativa o sistema cardiovascular e respiratório — aumentando, assim, o seu desempenho como um todo.
Plano de treino para aumentar a força
7 dicas para aumentar a sua resistência física na academia
Esse tempo vai depender de alguns fatores, como frequência nos treinos, atividades já realizadas no passado e estilo de vida. Entretanto, pode-se afirmar que duas a três semanas são suficientes para notar os primeiros sinais de melhora.