Existem as duas formas, mas atenção: a primeira – entretém (com acento agudo) – é empregada quando o sujeito a que o verbo se liga é singular (Ex.: O palhaço entretém a criança.); a segunda – entretêm (com acento circunflexo) – é empregada quando o sujeito do verbo é plural (Ex.: Os palhaços entretêm as crianças.).
Conjugação pronominal
Considerando, no texto, as demais palavras graficamente acentuada, responda: A) Que outra palavra no texto é acentuada pela mesma regra que justifica o acento gráfico em " baú? ... São acentuadas palavras oxítonas terminadas em -a, -e e -o, seguidos ou não de s.
O acento tônico está relacionado com a intensidade dos fonemas, e o acento gráfico, como o agudo e o circunflexo, marca a sílaba tônica. É bastante comum que algumas pessoas apresentem dúvidas sobre o que é acento tônico e o que é acento gráfico.
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico. Agora, como você pôde perceber, as palavras “baú”, “Itaú” e “Jaú” foram acentuadas.
Pacaembu não leva acento gráfico porque oxítonas - isto é, palavras cuja sílaba tônica é a última - terminadas em "u" não devem ser acentuadas. Como podemos ver, em Anhangabaú a vogal "u" forma um hiato, que é como chamamos uma sequência de vogais que pertencem a sílabas diferentes.
Porque a palavra ÍMÃ é uma paroxítona terminada em Ã. É o mesmo motivo pelo qual acentuamos a letra O em ÓRFÃ.