Já as ruas perpendiculares, a partir do mesmo raciocínio de retas perpendiculares, são aquelas que se cruzam em determinado momento (ponto de intersecção), formando uma ângulo reto (90 graus) e, portanto, possuem ponto em comum.
São definidas como retas concorrentes aquelas que se cruzam em um único ponto, formando quatro ângulos. De acordo com as medidas desses ângulos, elas ainda podem ser consideradas retas perpendiculares ou retas oblíquas.
Duas retas distintas que estão em um mesmo plano são concorrentes quando possuem um único ponto em comum. ... Já se os ângulos formados forem diferentes de 90º, elas são chamadas de concorrentes oblíquas. Na figura abaixo representamos as retas u e v oblíquas.
As retas concorrentes são r e t, s e t; As retas paralelas são r e s; As retas perpendiculares são u e v; As retas oblíquas são r e t, s e t, t e u, r e u; O ângulo reto mede 90º; O ângulo BAH mede 110º; O ângulo CAD mede 110º; O ângulo DAH mede 70º; O ângulo ADE mede 70º; O ângulo FDG mede 70º; O ângulo FDE mede 110º; ...
Resposta. Retas concorrentes tem um mesmo ponto em comum, ou seja elas se cruzam. Retas oblíquas são as retas concorrentes quando se cortam em um ângulo diferente de 90º. Retas perpendiculares são as retas concorrentes que se cruzam em 90º.
Dizemos que uma reta é paralela a um plano quando não existe ponto de encontro entre os dois. A representação dessa situação é dada por uma parte do plano e da reta, uma vez que ambos são infinitos.