4 anos
É no século XX que acontece o advento da Ciência da Informação emergindo como ciência e prática com um papel de destaque na sociedade contemporânea que, teve a partir da Revolução Científica do século XVI, e, principalmente, a Revolução Científica do século XIX subsídios para existir.
Os cientistas de dados são uma nova geração de especialistas analíticos que possuem as habilidades técnicas para resolver problemas complexos – e a curiosidade para explorar quais problemas precisam ser resolvidos. Eles são parte matemáticos, parte cientistas da computação e parte observadores de tendências.
“Bancos, agências de publicidade, empresas de pesquisa de mercado, indústrias”, esses são alguns setores que podem empregar um cientista de dados, explica a professora Cibele Russo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em entrevista ao Jornal da USP.
A maioria dos cargos de analista de dados exige pelo menos um diploma de nível superior. Para se tornar um analista de dados, você deve obter um diploma em áreas como matemática, estatística, economia, marketing, finanças ou ciência da computação.
Com duração de quatro anos, o curso prepara o cientista para trabalhar ferramentas matemáticas, estatísticas e computacionais voltadas a auxiliar no processo de extração de conhecimentos a partir de dados, que auxiliam nas tomadas de decisões. A atividade é muito procurada pelas grandes empresas.
A Ciência de Dados é uma área nova de ciência, multidisciplinar, que se baseia na integração das áreas de matemática, estatística e computação. ... O objetivo é transformar profissionais com sólida formação nas áreas de matemática, estatística, computação e inteligência artificial.
O profissional formado em Tecnologia da Informação, mais conhecida como TI, é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos sistemas de tecnologia de uma empresa. ... É possível trabalhar na manutenção e criação de sistemas de uso interno para empresas e no desenvolvimento de sites e aplicativos, por exemplo.
Enquanto para o cientista de dados é importante ter uma boa base de aprendizado em matemática e estatística, para o engenheiro de dados, uma formação superior em curso de TI é o primeiro passo recomendado. Graduações em ciências da computação, análise de sistemas e sistemas de informação, entre outros, têm muito a ver.
De acordo com a definição do DataCamp, um engenheiro de dados desenvolve, constrói, testa e mantém arquiteturas, como bancos de dados e sistemas de processamento em larga escala. Ele trabalha em conjunto com o cientista de dados para prover insights para embasar as decisões empresariais.
Os verdadeiros profissionais de Big Data possuem grandes habilidades técnicas, entendem de cálculos matemáticos e contam com uma dose extra de intuição. ... Os cientistas de dados são profissionais que o mercado busca a todo tempo.
Salários de Database Administrator (DBA)