EQST

O Que Significa Perodo Homrico?

O que significa período homérico?

O Período Homérico corresponde ao segundo período de desenvolvimento da civilização grega que ocorreu após o período pré-homérico, entre os anos de 1150 a.C. a 800 a.C.. O nome dado a esta fase, está relacionado com o poeta grego Homero, autor dos poemas épicos “A Ilíada” e a “Odisseia”.

O que significa a palavra homérica?

adjetivo Relativo às obras de Homero ou às que lhe são atribuídas: poemas homéricos. Que tem característica de Homero: tempos homéricos. Épico, fabuloso, lendário.

O que quer dizer a palavra épico?

Significado de Épico [Informal] Veemência, magnitude fora do normal; algo extraordinário ou memorável: proeza épica. substantivo masculino Aquele que escreve uma epopeia. Etimologia (origem da palavra épico).

Quais eram os aspectos considerados fundamentais para Homero para uma educação ideal?

O poeta grego Homero, reconhecido como o maior educador da Grécia, destacava dois aspectos fundamentais para um processo de educação ideal. ... O d.o aspecto religioso: A educação espiritual e a preparação para a eternidade; o aspecto moral: o ideal heroico.

Como era a educação na Grécia antiga Paidéia?

Paideia (em grego clássico: παιδεία) é a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temas como Ginástica, Gramática, Retórica, Música, Matemática, Geografia, História Natural e Filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e ...

Quais são os dois pontos fundamentais para organização do espaço escolar?

Para Frago, o tempo e o espaço são organizadores que conformam e definem a cultura escolar. Estes dois autores têm se dedicado às discussões acerca da cultura escolar, de modo particular sobre o tempo e o espaço, reunindo um número significativo de livros e artigos que versam sobre essas questões.

Como era a educação na Antiguidade Clássica?

Não existia o modelo de escola como conhecemos na Grécia Clássica. O jovem cidadão estava constantemente aprendendo. A própria família tinha essa responsabilidade, conforme a tradição religiosa, e muitas atividades reuniam os gregos em comemoração: esses eram os momentos que faziam a Educação acontecer naturalmente.

Qual a importância da Paidéia para a educação grega?

A paideia é o modo como era compreendida a educação na Grécia Antiga. A educação é um modo pelo qual algumas sociedades buscam transmitir de geração para geração, alguns valores que são compreendidos como essenciais para a manutenção de sua cultura. ...

Qual era o objetivo da paidéia?

A antiga educação, baseada na ginástica, na música e na gramática deixa de ser suficiente. Surge então o modelo ideal de educação grega, que aparece como Paideia*, que tem como objetivo geral construir o homem como homem e cidadão.

O que é Paidéia para os gregos?

A origem grega do conceito de paideia, entendida como a busca do sentido de uma teoria consciente da educação e do agir do homem em sociedade, permanece como um ideal arquetípico para a Filosofia.

O que o projeto de educação da Grécia clássica a Paidéia representou para os gregos?

O modelo grego clássico de educação, a paideia, visava à preparação do cidadão para a vida adulta, uma formação completa, um processo de educação que se perpetuava por toda a vida.

O que é educação helenística?

A educação helenística se divide em cinco etapas: O Lar, a Escola Elementar, a Escola Gramatical, o Serviço Efébico e o Ensino Superior, ou seja, a Retórica ou a Filosofia. O Mousêion é a maior instituição de educação no mundo de educação helenística e pode ser encontrado em Alexandria.

Quais os princípios da cultura helénica?

O Helenismo caracterizou-se por apresentar uma arte mais realista, exprimindo violência e dor, componentes constantes dos novos tempos de guerra. A Cultura Helenística substituiu a concepção clássica de que o "homem é a medida de todas as coisas" pelo monumentalismo, pessimismo, negativismo e relativismo.

Como características do helenismo podemos assinalar corretamente?

Resposta. Explicação: A fusão da cultura grega com a cultura oriental, favorecendo o processo, ao mesmo tempo, da matemática e da física.

O que caracterizou o período helenístico?

O período helenístico refere-se ao período da história da Grécia e de parte do Oriente Médio compreendido entre a morte de Alexandre o Grande em 323 a.C. e a anexação da península grega e ilhas por Roma em 146 a.C. Caracterizou-se pela difusão da civilização grega numa vasta área que se estendia do mar Mediterrâneo ...

Quais as 3 principais escolas de pensamento do período helenístico grego?

Na filosofia surgem três correntes filosóficas: Estoicismo, Epicurismo e Ceticismo. As ciências se desenvolveram e a matemática, geometria e astronomia ganharam novos rumos.

Quais as principais escolas filosóficas do período helenista?

As principais escolas do helenismo podem ser assim identificadas:

  • Cinismo;
  • Estoicismo;
  • Epicurismo;
  • Ceticismo;
  • Ecletismo;
  • Neoplatonismo;
  • Misticismo.

Quais são as 4 escolas do helenismo?

As principais escolas filosóficas do Período Helenístico foram o cinismo, o ceticismo, o epicurismo e o estoicismo. Todas procuravam, basicamente, estabelecer um conjunto de preceitos racionais para dirigir a vida de cada um e, através da ausência do sofrimento, chegar à felicidade e ao bem-estar.

Quais as principais escolas do período helenístico?

A educação no período helenístico foi marcada principalmente pelas escolas de Platão, Aristóteles e as escolas Estoicista, Epicurista e Pirronista. Alexandre possuía um talento esplendido no que diz respeito a táticas, expedições militares e conquistas de terras alheias.

Quais são as principais escolas filosóficas?

As principais escolas filosóficas foram: jônica, aristotélica, pré-socrática, sofista, socrática, pós-socrática, itálica, academia de Platão, liceu de Aristóteles, entre outras.

Quais foram os principais filósofos do período Helenistico?

Entre os pensadores mais famosos dessa época estão: Zenão de Cítio, Cleantes, Crisipo, Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio. O período helenístico se destacou pela exaltação da cultura grega por todo o território conquistado pelos macedônios. Isso porque Alexandre, o Grande, era um grande admirador do estilo.

Quais foram as filosofias helenísticas?

Filosofia Helenística o Estoicismo: que acentuava a firmeza do espírito, a indiferença à dor, a submissão à ordem natural das coisas e a independência em relação aos bens materiais; o Cinismo: que tinha total desprezo aos bens materiais e ao prazer; o Epicurismo: que aconselhava a busca do prazer.