Entrega de flores para Iemanjá. Foto de Helder Tavares. Elas exalam aromas, representam um ciclo vital e, por isso, são símbolo de transformação. Em momentos de recomeço e balanço pessoal, como agora, as flores também ganham outros espaços, expandem seus significados.
Aracá-da-praia: Planta arbórea pertencente a Yemanjá e a Oxóssi. É empregada nas obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos dos orixás a que pertence. No uso popular cura hemorragias, usando-se o cozimento. Do mesmo modo também é utilizado para fazer lavagens genitais.
Principais folhas e ervas de Iemanjá
Banho de Iemanjá: para purificar corpo e a alma Ponha um litro de água para ferver. Acrescente três pétalas de rosas brancas e três colheres de sopa de essência de alfazema. Misture os ingredientes no sentido horário. Desligue o fogo quando levar fervura e deixe descansando por duas horas.
– pétalas de uma rosa branca (simboliza Iemanjá; promove proteção, paz interior, vitória). – 1 colher (sopa) de perfume de Alfazema (restabelece o equilíbrio energético do corpo). – 1 colher (sopa) de sal grosso (proporciona limpeza energética da aura). Macere bem as pétalas da rosa na água.
Símbolos: âncora, cavalo marinho e peixes. Essências: jasmim e alfazema.