Epitélio escamoso ou epitélio pavimentoso é um epitélio caracterizado por sua camada de células mais superficiais e ser constituída por células planas parecidas com escamas.
A metaplasia escamosa consiste em um processo de transformação do epitélio glandular para epitélio escamoso que ocorre principalmente em mulheres jovens, o que as torna mais suscetíveis ao desenvolvimento de lesões intraepiteliais cervicais e ao risco de infecção pelo HPV (HWANG et al, 2012).
Metaplasia é uma alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituída por outra de outro tipo celular. Pode ser interpretado como uma tentativa do organismo de substituir um tipo celular exposto a um estresse a um tipo celular mais apto a suportá-lo.
Além disso, a metaplasia escamosa do colo do útero é um resultado comum do exame de papanicolau e não precisa de tratamento específico, se não houver sinais de candidíase, infecções bacterianas ou infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), por exemplo.
Existem quatro tipos distintos de metaplasia: Epitelial escamoso: ocorre em fumantes, onde o epitélio pseudo-estratificado ciliado que reveste os brônquios pode transformar-se em epitélio estratificado pavimentoso. ... Do trato reprodutivo: pode ocorrer em diversos epitélios do trato reprodutivo feminino.
A metaplasia tubária (MT) endocervical é uma lesão benigna, classificada como pseudoneoplásica, que tem sido confundida com o adenocarcinoma in situ. Caracteriza-se pela substituição do epitélio mucoso endocervical por três tipos celulares: ciliado, secretor e intercalar.
Olá. O termo metaplasia significa que a célula original do órgão em questão ( no caso o colo do útero) está sofrendo alterações para proteger-se de uma possível agressão crônica ao órgão. O termo reativo explica exatamente isso, uma reação a agressão ao tecido.
Metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório (candidíase, vaginose bacteriana, etc), sendo geralmente a ...
A presença de células metaplásicas ou células endocervicais, representativas da junção, tem sido considerada como indicador de qualidade do exame, pelo fato de se originarem do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres de colo uterino.
O núcleo das células superficiais é central, picnótico, redondo a oval, sem padrão de cromatina visível com membrana nuclear regular. As células intermediárias surgem geralmente na 2ª fase do ciclo (pós-ovulação) na gravidez, na menopausa e na terapêutica com progesterona.