Direção preventiva é também conhecida como direção defensiva e pode ser definida como um conjunto de medidas e procedimentos para uma condução segura.
NR12 - Direção defensiva | IMTEP | Saúde Empresas IMTEP | Saúde Empresas.
O curso tem como objetivo auxiliar na prevenção de acidentes, através do aprimoramento de técnicas de direção segura e de conhecimentos e conceitos sobre o trânsito. Condutores habilitados de veículos automotores. Duração: 8 horas, distribuídos em três aulas.
Quando uma emergência surge, e eles precisam agir rapidamente, nem todos sabem o que fazer”, diz o especialista. Lá, o curso teórico custa R$ 120,00 (seis horas/aula), e o prático, R$ 150,00 (duas aulas de duas horas cada).
Mas afinal, o que é direção defensiva? Levando em consideração que muitas infrações são causadas por falhas humanas decorrentes de negligência, imprudência ou imperícia, a direção defensiva é um conjunto de medidas de prevenção que tem por objetivo diminuir acidentes e suas consequência no trânsito.
I – Avaliação Psicológica; II – Exame de Aptidão Física e Mental; III – Exame escrito, sobre a integralidade do conteúdo programático, desenvolvido em Curso de Formação para Condutor; IV – Exame de Direção Veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual esteja se habilitando.
Alguns dos fatores que diminuem a sua concentração e retardam os reflexos: § Consumir bebida alcoólica. § Usar drogas. § Usar um medicamento que modifica o comportamento, de acordo com seu médico.
A fumaça produzida pelas queimadas, nos terrenos à margem da via, provoca redução da visibilidade. Nos casos de queimadas, o condutor deverá redobrar sua atenção, ... parar o veículo em local seguro e aguardar o fim da queimada. reduzir a velocidade e ligar a luz baixa do farol.
Dois fatores costumam colaborar para que isso aconteça. O primeiro deles é a espessura da água e o segundo a velocidade do veículo. Portanto, evitar acidentes e reagir corretamente a aquaplanagem depende principalmente da nossa conduta ao volante.
Para acontecer a hidroplanagem basta haver uma combinação da velocidade do veículo, o tipo de pista, da calibragem dos pneus, suspensão, profundidade da água na pista e dos frisos dos pneus e a falta de atenção do condutor.
Se o veículo aquaplanar, a primeira coisa a se fazer é manter a calma e não pisar no freio bruscamente. Isso poderá causar o travamento das rodas, agravando a situação. O correto é reduzir e velocidade gradativamente, aliviando a pressão no pedal do acelerador.
Como evitar:
Aquaplanagem ou hidroplanagem significa dirigir sobre uma fina camada de água, o que indica que os pneus não estão em contato com a superfície do pavimento. Este fenômeno se dá pela combinação dos seguintes fatores: – Velocidade alta.
Para recuperar o controle da direção quando o carro derrapar, a primeira ação recomendada a se fazer é reduzir a velocidade. Isso deve ser feito retirando o pé do pedal do acelerador lentamente. Além disso, o volante deve estar esterçado para o lado de dentro da curva.
Esse indicador nada mais é que uma pequena elevação, que fica no fundo do sulco da banda de rodagem, e serve para sinalizar o limite mínimo da altura dos sulcos – no caso, de 1,6 milímetros –, capazes de garantir a aderência.
Todo pneu de moto (e até de carro) conta com o TWI, o tal filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem. Mas como ele funciona? “O TWI indica que a borracha acabou. O sulco que ajuda a escoar a água no piso molhado já não faz o seu papel.
Como saber se a TWI esta no Limite?
Para isso, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, chamado de TWI (Tread Wear Indicator), presente na banda de rodagem de todos os pneus. Os sulcos da banda de rodagem não podem ser menores que 1,6 milímetros de altura. Pneus com sulcos abaixo deste padrão-limite oferecem sérios riscos de segurança.
1.
6 mm
Os pneus novos têm uma profundidade de piso de 8-9mm. A profundidade mínima legal é de 1,6mm.
A figura 1 mostra o eco a partir do aço da lona da carcaça, medida a partir da banda de rodagem externa, em um pneu de automóvel com banda de aproximadamente 12,5 mm de espessura.
O valor que está depois da barra (55 no nosso exemplo) é utilizado para identificar a porcentagem da largura que corresponde à altura do pneu. Para achar a distância entre a banda de rodagem e o aro, basta multiplicar 55% pela medida da largura. A conta ficaria assim: (55 / 100) x 205 = 112,75 milímetros.
Os sulcos do pneu são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem. Os desenhos também são responsáveis por garantir a aderência do pneu à pista.