Os franceses aportaram na Baía de Guanabara em 1555, comandados por Nicolau Durand de Villegaignon e se fixaram na Ilha de Serigipe, na Baía de Guanabara. Por dez anos resistiram aos portugueses, organizaram um Arraial e construiram um forte, chamado Coligny.
Os portugueses, primeiro em 1560 e depois desde 1565 até 1567, realizaram expedições para expulsar os franceses do Rio de Janeiro. O chefe militar Estácio de Sá fundou o povoado de São Sebastião do Rio de Janeiro, a 1º de março de 1565, para servir de base para os ataques contra os franceses.
Contando com o apoio do rei da França, Luís XIV, invadiu a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, pondo em risco a vida de seus habitantes.
1 de março de 1565
Após anos de guerras, Estácio fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1° de março de 1565, aos pés do morro do Pão de Açúcar. O nome original da cidade era uma homenagem ao jovem rei de Portugal, D. Sebastião. Entre março de 1565 e janeiro de 1567, Estácio participou ativamente da vida na cidade.
Notas: O Marco de Fundação da Cidade teve como localização original o Bairro da Urca, zona Sul da cidade, entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar. ... Este monumento e os restos mortais de Estácio de Sá, morto em 1567, foram transladados do Morro Cara de Cão para o Morro do Castelo, ainda no século XVI.
Marco Zero da fundação da Cidade do Rio de Janeiro, está localizado na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca. Foi implantado por Estácio de Sá, em 1565, entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar.
Sebastião, e ao santo de mesmo nome, que se tornou padroeiro da cidade. Esse pode ser considerado o ponto inicial do Rio de Janeiro, já que a fortaleza foi erguida no bairro da Urca, mesmo local em que Estácio de Sá fundou a cidade depois de desembarcar em um trecho de praia entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão.
No dia 1º de março de 1565, Estácio de Sá lançou os fundamentos da cidade que fora incumbido de criar na baía de Guanabara - o Rio de Janeiro. A missão de fundar a cidade estava relacionada à luta entre portugueses e franceses pelo domínio daquela região.
1º de março de 1565
A cidade de "São Sebastião do Rio de Janeiro" foi fundado por Estácio de Sá em 1° de março de 1565, quando desembarcou num istmo entre o Morro Cara de Cão e o Morro do Pão de Açúcar, erguendo uma paliçada defensiva.
São Sebastião é o padroeiro do Rio de Janeiro, pois os portugueses exploraram as águas da Baía de Guanabara neste dia. Assim, a cidade foi batizada como São Sebastião do Rio de Janeiro. ... São Sebastião também é o padroeiro dos atletas e militares.
São Sebastião
MOTIVO
Feriados e Datas Comemorativas de Janeiro de 2020