adjetivo Que tem um só testículo; mal castrado.
Ciclo reprodutivo dos porcos Elas são capazes de parir muitos leitões em cada parto e podem entrar no cio em qualquer estação do ano. Exceto quando estão grávidas ou amamentando. Por essa razão, os porcos frequentemente se acasalam quando vivem em liberdade, podendo se reproduzir durante diferentes estações do ano.
Na fêmea suína, a puberdade é caracterizada pela ocorrência do primeiro cio, em média aos 6 a 7 meses de idade, repetindo-se a cada 21 dias enquanto não ocorrer cobertura fértil e conseqüente gestação. A idade da puberdade varia bastante, devendo ser considerado na pratica um limite máximo de 220 a 240 dias.
Os porcos selvagens vivem em florestas e em campos abertos. A China tem a maior população mundial de suínos domésticos, seguida pelos Estados Unidos. Os porcos domésticos vivem em todos os continentes, exceto na Antártica.
Normal é parir entre 12 e 14 animais. Filhotes, que nasceram há um mês, estão saudáveis.
As porcas criadeiras são boas mães, produzindo ninhadas, em média, de 6 a 8 leitões. Os porcos da raça nilo-canastra têm grande propensão à engorda e pro- duzem muita banha e toucinho.
Creche: no máximo 3 leitões por metro quadrado. Recria: no máximo 1,5 leitões por metros quadrado. Terminação: no máximo 1 suíno por metro quadrado.
Criadores experientes recomendam que se proveja a cada porco 1,50 a 2,00 m² de espaço coberto. O teto não precisa ter mais que 1,20 m de altura. Lembre-se de deixar aberturas sob os beirais da estrutura para que o calor tenha por onde escapar no tempo quente.
Tabela de ganho de peso de leitões
O período de criação da ninhada é considerado após o desmame dos leitões do útero. Os porcos de dois meses pesam entre 20 e 25 kg e estão prontos para se alimentar com alimentos secos, verduras e raízes. Por esta altura, as barbas devem ser castradas, se os descendentes forem destinados à carne.
O porco de granja na fase de engorda consome diariamente de 2,5 a 3 kg de ração. Com alimentação de qualidade, cada animal pode engordar de 800 ou 900 g por dia.
Mas também nas primeiras 24 horas do jejum, o porco perde 5% do seu peso corporal (principalmente conteúdo intestinal) e cerca de 1% do peso da carcaça. Em 48 horas perde cerca de 7% do peso corporal e 2% do peso da carcaça.
Utilize a unidade de centímetros para fazer a conta. Por exemplo, se o porco tem 1,52 m de comprimento e 1,57 m de circunferência do coração, multiplique 152 por 157 por 157. Depois, divida esse total por 13781 para chegar a uma aproximação do peso do suíno. Nesse exemplo, o porco pesaria cerca de 271,8 kg.
O peso vivo entre 90 e 100 Kg tem sido o mais comum para abate de suínos em diversos países, embora sejam encontradas variações desde 50 Kg, usado para o chamado suínos leve no Reino Unido, ate 150 a 200 Kg usado na Itália para produção de pernil parma.
mais de 450 kg
Pé de Porco
Olha o tamanho desse bicho! Porco de 750 kg ganha competição de peso e é coroado o Rei da espécie