1 Que ou aquele que (se) conspurca. 2 fig Que ou aquele que difama, desonra; difamador, caluniador. 3 Que ou aquele que corrompe ou perverte; corruptor, deturpador, desvirtuador.
Significado de Imaculado Sem mancha ou quaisquer impurezas: brancura imaculada. [Figurado] Sem mancha moral: inocência imaculada. Etimologia (origem da palavra imaculado). Do latim immaculatus.a.um.
O dogma, proclamado por Pio IX no fim do século XIX, afirma que a mãe de Jesus, Maria, foi concebida sem a mancha do pecado original, isto é, de forma imaculada (pura). ... Por este motivo, o católico deve aceitar os dogmas como aceita qualquer verdade de fé revelada na bíblia e na tradição.
O que é Imaculada: Imaculada é aquela que não tem máculas, que não é manchada. O termo é utilizado pela Fé Católica para se referir à uma imagem específica da Virgem Maria, a Imaculada Conceição.
adjetivo Que não é contaminado, não manchado, puro. Limpo, imaculado. Etimologia (origem da palavra incontaminado).
adjetivo Que não merece censura; que não merece ser repreendido: conduta irrepreensível. Que não há falhas; perfeito.
1 Teol Ponto ou princípio fundamental de uma doutrina religiosa, apresentado como verdade inquestionável e que, como tal, deve ser aceito por aqueles que a professam.
As religiões são compostas por dogmas. A santíssima trindade que une Pai, Filho e Espírito Santo para os cristãos, a sabedoria sagrada do profeta Maomé para os muçulmanos ou a força que emana dos orixás para os candomblecistas são exemplos de dogmas religiosos. As religiões necessitam de dogmas para funcionarem.
Um dogma é uma verdade revelada sobre a Fé Absoluta, a verdade ou doutrina em causa deve ser proposta e definida solenemente pela Igreja como sendo uma verdade revelada e uma parte integrante da fé católica. ...
a) A doutrina é de origem divina, o costume é de origem humana. ... A doutrina é divina pois está baseada na inspirada Palavra de Deus. O costume é imposto por convenções humanas de maneira espontânea ou obrigatória, sendo assim, o costume é humano.
Religiosidade é expressão ou prática do crente que pode estar relacionada com uma instituição religiosa. Já Religião é composta por determinadas crenças e ritos, compreendida como meios que levam à relação com o transcendente.
Religião é um termo de origem latina e que significa “religação” com o divino (Deus). ... Além da religião, também existe a religiosidade, que para muitos nada mais é que ter a qualidade de ser religioso, ou seja, ter uma religião.
As identidades locais têm que ser respeitadas e, dentro disso, o mundo da religiosidade tem função fundamental, pois é ela que permite perceber as manifestações em torno do sagrado que faz parte da vida do homem e da sociedade, onde ele está e que ajuda na construção dos valores das pessoas, das famílias e das ...
Portanto, o direito de professar um credo religioso, frequentar celebrações e portar objetos religiosos sem sombra de dúvidas encontra proteção na dignidade da pessoa humana. ...
Normalmente, a religiosidade consiste em uma série de ações que tem como objetivo a reflexão dos valores éticos que apresentam algum teor religioso. Estas ações servem como uma espécie de avaliação moral da dedicação que aquela pessoa possui para a religião.
Para Giovanetti, o termo “religiosidade” “implica a relação do ser humano com um ser transcendente”, ao passo que o termo “espiritualidade” “não implica nenhuma ligação com uma realidade superior” (2005:136). Para esse autor, a espiritualidade significa a possibilidade de uma pessoa mergulhar em si mesma.
Espiritualidade seria assim definida como uma maneira de enxergar o mundo e de se comportar na busca por um sentido de viver; ou ainda como uma necessidade pessoal de encontrar respostas para questões existenciais sobre o sentido da vida, doenças e morte.
A maioria dos estudos mostrou que envolvimento religioso e espiritualidade estão associados com melhores índices de saúde, incluindo maior longevidade, habilidades de manejo e qualidade de vida, assim como menor ansiedade, depressão e suicídio.
Segundo esses estudos, maiores níveis de envolvimento religioso estão associados positivamente com indicadores que contribuem para o bem-estar psicológico, como felicidade, satisfação com a vida, afeto positivo e moral elevado (Stroppa & Moreira-Almeida, 2008).
Como elemento estruturante da experiência humana, a espiritualidade está ligada a manutenção e fortalecimento da saúde física, mental e social, havendo estudos, cada vez mais qualificados nas últimas três a quatro décadas, apontando benefícios diretos como redução de estresse, ansiedade e depressão, uso de substâncias ...
A espiritualidade pode ser definida como uma "propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio". A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.