Os macronutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Além desses, são também essenciais para as plantas o cálcio, o magnésio e o enxofre.
Um vegetal não se desenvolve normalmente se não obtiver os nutrientes que são necessários para o seu crescimento. Os elementos minerais essenciais são: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, ferro, manganésio, zinco, cobre, molibidênio e níquel.
Nutrientes são essenciais para a vida! Há nutrientes orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio e nutrientes minerais (nitrogênio, fósforo, potássio, ferro, cálcio, enxofre e outros). Os orgânicos são provenientes do ar e da água; os minerais são encontrados também na natureza, principalmente no solo.
As plantas obtêm os nutrientes que necessitam através da absorção pelas raízes dos elementos existentes na solução do solo.
A maioria das plantas obtém o nitrogênio necessário ao seu crescimento através do nitrato, uma vez que o íon de amônio lhes é tóxico em grandes concentrações.
Fotossíntese – Processo Processo pelo qual as plantas transformam o gás carbônico em compostos orgânicos, com a utilização da energia luminosa. As plantas possuem pigmentos especializados, para permitir o aproveitamento das radiações luminosas e a acumulação de energia sob a forma de potencial nos compostos formados.
É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais.
Elas conseguem produzir seu próprio alimento através do processo da fotossíntese. Asplantas precisam de três ingredientes básicos para realizar a fotossíntese: luz solar, água e gás carbônico. ... Quando a planta tem água, luz solar e gás carbônico, ela consegue produzir o seu próprio alimento, que é a glicose.
A Fotoquímica é o processo químico da fotossíntese, ela utiliza a luz do Sol para as reações, por este motivo é que é chamada de “Reação de claro”. Na fotoquímica acontecem dois processos básicos: a fotólise da água e a fotofosforilação. ... A substância que sofre fotofosforilação na fotossíntese é o ADP, formando ATP.
Em todos os dois processos, os elétrons cedem energia, que é utilizada para a síntese de ATP por de fosforilação – processo em que adiciona um fosfato rico em energia no ADP (adenosina di-fosfato). Os produtos gerados nessa etapa são ATP, O2 e NADPH.
A fase clara ela ocorre a formação de ATP e NADPH2 ocorre na cianobactérias , nos eucariotos, nos cloroplastos.
A fotossíntese ocorre em duas etapas ou fases, que serão descritas mais detalhadamente no próximo tópico. ... A fase luminosa ou fotoquímica ocorre nos tilacoides, local em que se encontram os pigmentos, já a fase de fixação de carbono ocorre no estroma.