Supply chain é um termo em inglês que denomina a cadeia de suprimentos, também conhecida como cadeia logística. Basicamente, o ciclo começa na fabricação do produto e termina na entrega ao cliente final. Por isso, contempla várias etapas, inclusive as realizadas pelas transportadoras.
Supply Chain é um termo que, traduzido do inglês, significa cadeia de suprimentos. Seu uso é recorrente no segmento logístico e deve ser empregado por qualquer negócio — já que visa atender às principais necessidades e demandas dos clientes.
Suprimentos como área de uma organização Os suprimentos têm como principais funções o planejamento das compras, o controle e gestão de estoque, o estabelecimento dos diferentes índices de estoque, criar condições de compra e por fim a recepção e armazenagem dos referidos estoque.
É o setor que lida diretamente com os fornecedores, responsável por realizar pedidos de insumos e matérias-primas com parceiros selecionados. Cabe ao setor de compras identificar as melhores oportunidades de negociação, notadamente, sobre preços, condições de pagamento e prazos de entrega.
O setor de Compras e Suprimentos é responsável pela aquisição dos insumos em grande parte das empresas no Brasil. Em geral, esse setor movimenta cerca de 60% a 70% dos custos de produção para a aquisição desses insumos.
A faixa salarial do Comprador fica entre R$ 2.
No cargo de Estilista / Comprador se inicia ganhando R$ 3.
O que o Comprador Pleno faz? Analisa a compra de materiais, equipamentos, matérias-primas e serviços, realiza cotação e negociação com fornecedores, emite pedidos e acompanha o fluxo de entrega para cumprimento de todas as condições negociadas.