Resolução: A posição inicial é aquela em que o corpo dá início ao seu movimento, neste caso s 0 = 40 m. Para determinarmos a velocidade do movimento, basta utilizar a expressão da velocidade média.
A variação de espaço ou deslocamento escalar é a diferença entre a posição final e inicial de um móvel para um intervalo de tempo Δt. Ou seja Δs = S(final) – S(inicial).
Sendo: X = Posição para um instante (t); X0 = Posição inicial do corpo.
para determinar o instante que A encontra B basta igualar as funções SA = SB. Portanto, t = 20 s.
A função horária do espaço de um corpo que se desloca no S.I. é: x = -10 + 2t + 4t². ... Pela equação dada se conclui que o espaço inicial é -10 m, a velocidade inicial é 2 m/s e a aceleração 8 m/s², logo a equação da velocidade é v = 2 + 8t.
A função horária da posição é a equação usada para determinar a posição de um móvel que descreve um movimento uniformemente variado. Trata-se de uma equação do 2º grau que depende de variáveis como velocidade inicial, posição inicial e aceleração.
Esta última equação é conhecida por equação horária do espaço para o movimento uniforme. A equação horária do espaço de um M.U. é s = so + vt, isto é, é uma equação do primeiro grau em s e t.
A posição de um móvel, em cada instante, é a medida algébrica do segmento orientado que liga a origem 0 ao ponto em que se encontra o móvel.
Matematicamente, uma aceleração negativa significa que você vai subtrair do valor atual da velocidade, e uma aceleração positiva significa que você vai somar ao valor atual da velocidade.