O desenvolvimento motor é de extrema importância, pois e com isso que as crianças são capazes de controlar seu próprio corpo. O desenvolvimento motor e o processo no qual ocorre uma maturação do sistema nervoso central (cérebro) permitindo que tanto receba informações do meio quanto interaja com o meio ambiente.
As habilidades motoras fundamentais são consideradas como movimentos comuns, com uma meta geral, que servem de base para movimentos mais complexos, ou seja, atuam como blocos de construção para a aprendizagem de habilidades mais complexas, sejam elas esportivas ou não (GOODWAY; BRANTA, 2003).
Habilidades manipulativas: são habilidades que envolvem movimentos finos e grossos. A manipulação motora fina refere-se as atividades que enfatizam o controle, a precisão e a exatidão dos movimentos e a manipulação grossa envolvem movimentos de dar ou receber força de objetos.
As principais habilidades a serem desenvolvidas no basquete são a velocidade, equilíbrio, força, agilidade, flexibilidade, coordenação e condicionamento físico.
Sobre as capacidades físicas no basquete podemos citar: força, velocidade, resistência, flexibilidade, agilidade, entre outras.
As habilidades motoras do vôlei pode ser dividida em partes como, salto, cortada e corrida. Salto= O atleta deve saltar em área vertical para melhor desempenho e força para exercer seu último movimento. ... Corrida= O atleta deve correr em sentido da bola, também usa os movimentos da pernas, músculos e coxas.
Resposta: A manchete é uma forma de tocar a bola com o antebraço. Para realizar essa ação, o jogador acerta a bola de baixo para cima, com os braços estendidos, as mãos unidas e as pernas flexionadas.
Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. A cada um destes fundamentos compreende um certo número de habilidades e técnicas que foram introduzidas ao longo da história do voleibol e são hoje consideradas prática comum no esporte.
São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.
Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção. Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.