O inciso I é aplicável às vias que possuem duplo sentido de circulação, quando o condutor transita com seu veículo pela faixa mais à sua esquerda (a qual deve ser ocupada pelos veículos que se deslocam em sentido contrário).
Duplo sentido é um recurso expressivo em que as palavras e expressões utilizadas possuem diferentes interpretações. A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor.
Me dê exemplos de palavras com duplo sentido!!!!!!!!!
Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.
Lexical. É quando a mesma palavra possui duas formas diferentes, ou seja, a capacidade de um mesmo vocábulo possuir diversos significados (polissemia ou homonímia). Exemplo: “No meio do caminho tinha uma pedra.” (Carlos Drummond de Andrade).
Como você já sabe as vezes uma mesma palavra pode ter vários significados o sentido só pode ser determinado pelo contexto isto é de acordo com a situação em que a palavra foi usada.
A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa "muitos", enquanto sema refere-se ao "significado". Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.
Em geral é uma convenção por parte de um coletivo, mas o significado nunca é definitivo.
O fonema é a principal unidade estudada pela fonologia. Ele é definido como a unidade mínima e por meio dele é possível diferenciar os significados das palavras.
O apresentador usa a palavra para se referir ao que não presta, que é vago ou idiota. pânfora pode significar petistas, esquerdistas, antifas, professores e estudantes de universidades federais, jornalistas, maconheiros ou outros termos parecidos usados pelos direitistas.
substantivo feminino Barriga grande. Soberba, vaidade, orgulho; prosápia.