crossorigin="anonymous">
Hoje, o comandante tem à disposição recursos como comando total por smartphones e tablets, integração com os motores da embarcação, visualização de câmeras térmicas e CCD, sondas gráficas de alta resolução entre outras muitas opções como veremos a seguir. Também são muitas as opções de displays para os equipamentos.
As canoas são consideradas as primeiras embarcações utilizadas para o transporte de pessoas e de carga. Aproveitando a correnteza da água ou usando remos, os navegadores moviam as canoas, percorrendo pequenas distâncias. Com o tempo, foram inventados os barcos a vela, que se moviam impulsionados pela força do vento.
As embarcações, dividem-se por vários tipos entre os quais se destacam: barcos de grande porte, navios, botes de uso Militar, que se transformam em Pontes flutuantes, pela Engenharia Militar, e outros como o da figura, que podem ser estendidos, com ligaduras, formando um grande plano de transporte, como os catamarãs de ...
antes era muito perigoso pois nas embarcações não tinha segurança caso houvesse um naufrágio hoje com a modernização das embarcações e equipamentos como botes,coletes saúva vidas etc além de sinalizadores e tecnologia avançada que possibilitam a segurança de seus passageiros.
Um barco a vapor com rodas de pás é uma embarcação vista geralmente em águas fluviais e nos litorais, movida por uma caldeira que faz funcionar pelo vapor uma ou mais rodas de pás, também chamadas de roda de água, que funcionam como mecanismos de propulsão.
Os grandes navegadores da Antiguidade são os fenícios, cujas naves movidas a vela e com cascos bojudos podem transportar mais carga que as galeras. Os cartagineses herdam dos fenícios sua tradição naval, e a princípio impõem derrotas aos romanos durante as chamadas Guerras Púnicas (264 a.C-146 a.C).
Os primeiros barcos conhecidos datam do Período Neolítico, há cerca de 10.
1803 – Robert Fulton, americano, demonstrou pela primeira vez no Rio Sena em Paris, uma embarcação movida a vapor.
As primeiras embarcações de tipo europeu construídas foram dois Bergantis feitos no Rio de Janeiro, em 1531. O mais importante, e que continuou sendo até meados do Século XIX, foi o Arsenal da Marinha da Bahia, em Salvador, fundado por Thomé de Souza.
Antigamente, na língua portuguesa, os navios eram conhecidos como caravelas, Naquela época já eram difíceis de utilizar. Seu alcance era muito curto (de 300 metros até 1000 metros) mais ou menos. Não havia giro (conteira) e a elevação (ângulo vertical) era reduzida.
Eram três caravelas (naves menores e ágeis, com até 50 toneladas) e dez naus (com até 250 toneladas e capacidade para 200 pessoas). Além do tamanho, a principal diferença era o formato das velas. ... Outro fator importante para o domínio naval português foi a utilização de caravelas armadas com canhões.
Era uma embarcação rápida, de fácil manobra, capaz de bolinar e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Com cerca de 25 m de comprimento, 7 m de boca (largura) e 3 m de calado deslocava cerca de 50 toneladas, tinha 2 ou 3 mastros, convés único e popa sobrelevada.
As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI. Levaram a uma série de “descobrimentos” por parte dos europeus e resultaram, por fim, na chegada europeia ao continente americano em 1500.
Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente; Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.