Parasitismo é uma relação ecológica desarmônica, ou seja, uma interação entre seres vivos na qual uma das partes se beneficia ao conseguir alimento enquanto a outra é prejudicada.
Indivíduos de uma espécie vivem no corpo de outro, do qual retiram alimento. A lombriga é um exemplo de parasita. ... É um organismo que se instala no corpo de outro (o hospedeiro) para extrair alimento, provocando-lhes doenças.
Predação é uma interação na qual um organismo, o predador, come parte ou todo o corpo de um outro organismo, a presa. Herbivoria é uma forma de predação na qual a presa é uma planta. Populações de predadores e presas influenciam mutuamente a dinâmica umas das outras.
Predatismo ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica, ou seja, uma relação ecológica em que apenas uma espécie é beneficiada. Nesse tipo de interação, indivíduos de uma espécie (predadores) matam e se alimentam de indivíduos de outra espécie (presa).
A camuflagem é uma importante adaptação que permite que alguns animais fiquem imperceptíveis no meio e, consequentemente, sejam dificilmente predados. No Reino Animal, todos os animais podem servir de presa para outro na luta constante pela sobrevivência.