A secreção celular e o complexo golgiense apresentam uma estreita relação, uma vez que é essa organela a responsável por esse importante processo celular. O complexo golgiense é uma importante organela das células eucariontes e apresenta-se em maior quantidade naquelas especializadas no processo de secreção.
Fases da Fertilização
A glicosilação tipo N é uma forma de glicosilação de proteínas a qual ocorre no retículo endoplasmático simultaneamente à tradução da proteína e é finalizada no Complexo de Golgi e apresenta este nome, pois a adição do oligossacarídeo ocorre no grupo terminal amina (NH2) de um resíduo de asparagina.
O processo de secreção se inicia no complexo golgiense, que empacota a substância a ser liberada para o meio extracelular: A substância a ser liberada, geralmente produzida no retículo endoplasmático liso (se for um lipídio ou gordura) ou no retículo endoplasmático rugoso (se for uma proteína), é transportada para o ...
As proteínas secretadas são sintetizadas nos ribossomos associados ao retículo endoplasmático rugoso (RER). Para que essas proteínas cheguem até o meio extracelular existe uma elaborada via formada pelo RER, complexo de Golgi, vesículas de transporte e vesículas de secreção, como será abordado nas seções subsequentes.
Gabarito: O complexo de Golgi recebe e processa proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso. A maioria dessas proteínas formadas no RER pelos ribossomos aderidos a sua membrana externa são incorporadas por carboidratos dentro do retículo formando glicoproteínas.
Todas as proteínas começam sua síntese no citosol. Muitas ficam ali para sempre, mas algumas são transportadas para outros destinos celulares. Algumas são completamente sintetizadas no citosol. Elas podem ser importadas para o interior da mitocôndria, peroxissomo, cloroplasto e núcleo, após o transporte.
Existem três tipos de RNA: o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossomal. Todas essas moléculas são fundamentais para a síntese proteica. ... Essencial na síntese de proteínas, a molécula de RNA é um ácido nucleico transcrito a partir de uma molécula de DNA (processo de transcrição gênica).
Durante a expressão de um gene codificante de proteína, a informação flui do DNA→ RNA→ PROTEÍNA. Esse fluxo direcional de informação é conhecido como o dogma central da biologia molecular, e o processo de ir de um DNA para um produto funcional, é conhecido como expressão gênica.