Dizer o oposto; dizer o contrário de; negar: o réu refutou os indícios do crime. Que não se pode aprovar ou aceitar; rejeitar: refutou o pedido de casamento. ... Etimologia (origem da palavra refutar). O verbo refutar deriva do latim "refutare", com o sentido de lançar novamente, rebater ou repelir.
Significado de Apologética [Religião] Defesa da religião cristã contra o ataque de seus adversários. [Por Extensão] Defesa insistente e argumentativa de uma religião, doutrina, pensamento.
Significado de censitário Que paga o valor estipulado anualmente ao locatário. [História] Que paga censo, antigo rendimento que dava o benefício do exercício de determinados direitos; censatário.
Pessoas sistemáticas, geralmente, possuem uma rotina muito atribulada e a cabeça vive cheia de preocupações: cobranças profissionais e familiares, trânsito, excesso de compromissos e estresse emocional. Esvaziar a mente, relaxar e deixar com que as coisas fluam de forma mais natural pode ser um grande desafio.
A educação sistemática segue um padrão, ou seja, um sistema que auxilia no procedimento de ensino. Já a educação assistemática é algo como a educação informal, ou seja, não segue padrões como na instituição escolar formal.
Nunca ouvi falar, mas sistemático é usado para se descrever um processo que seja meticuloso, ordenado, constante, contínuo e persistente. Então eu interpretaria a cultura sistemática como uma cultura adquirida de forma planejada a atingir um objetivo, não aleatória.
Significado de Acrítico adjetivo Particularidade que caracteriza o que não é crítico; que não possui a capacidade e/ou habilidade de criticar ou discernir: discurso acrítico. Que se refere a acrisia.
Significado de Acrônico adjetivo Cujas características não dependem da ação do tempo; que não está sujeito à ação do tempo; atemporal.
substantivo feminino [Medicina] Falta de crise em uma doença. Etimologia (origem da palavra acrisia). A + crise + ia.
é o fato de ele (olhar) ser, muitas vezes, uma forma de conhecimento acrítico, ou seja, não estabelece uma visão aprofundada do que se vê, não questiona o que é dito.
O tema que escolhi para celebrar o dia é a desnaturalização do olhar. O que é isso? É refletir sobre o que vivemos no dia a dia, observando os comportamentos e atitudes (nossos e dos outros), assumidos como naturais (normais). Como falamos, ouvimos, pensamos…
Já o olhar científico é a maneira em que os cientistas ou a ciência tem de observar as coisas e de criar teorias . o senso comum é a melhor forma de produzirmos conhecimentos pois por meio dele construiremos nossos ideais.
Na visão superficial ele lida com a aparência do problema notando como pode interpreta-lo sem considerar relações mais complexas, semelhante ao acrítico, onde não utiliza-se o questionamento para entender a questão.
* Superficial: significa mais perto da superfície do corpo. * Profundo: significa mais afastado da superfície do corpo. ... * Contralateral: do lado oposto do corpo ou de outra estrutura.
O olhar sociológico é um olhar que não é o do historiador ou o do geógrafo, tampouco o do filósofo. ... Para a construção do olhar sociológico, é preciso lançar um olhar de estranhamento sobre a realidade. Dito de outro modo é preciso “desnaturalizar” o olhar.
Estranhamento da realidade é uma "desnaturalização da realidade", é olhar para a sociedade, para os fatos e pessoas e não ter as "prenoções" sobre o que se vê, entende? É ter que não esperar o que se acha comum, o que aprendemos com o cotidiano.
A Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem sejam eles culturais, econômicos, religiosos. A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.
A partir da ideia de que a realidade é socialmente definida, os autores a nomeiam como sendo essa uma realidade encarnada, a partir da qual indivíduos concretos e grupos de indivíduos lhes servem na condição de definidores da realidade.
O movimento de estranhamento e desnaturalização mesmo diante de situações tidas como óbvias, como, por exemplo, na temática familiar, confere especificidade ao ensino da Sociologia, pois permite que fenômenos aparentemente consolidados suscitem dúvidas, revelem contradições, etc.
A Sociologia surgiu na França com as ideias de Auguste Comte para uma reordenação social, devido à instabilidade política deixada pela Revolução Francesa e por fatores que mudaram a configuração social europeia.
significa: uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e, assim, explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos.
A ação social é entendida por Weber como qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que, no entanto, possua um sentido determinado por seu autor. O contínuo processo de comunicação está intimamente ligado ao conceito de ação social.
Do ponto de vista epistemológico, temos dois métodos: a explicação e a compreensão. Mais rigorosamente apenas a explicação é um método inteiramente constituído. Compreensão é uma tarefa interpretativa que precede, acompanha e encerra o trabalho da explicação.