Energia é uma grandeza física que se conserva, isto é, a quantidade total de energia nunca muda. Em termos diferentes, entende-se que energia é a capacidade de realizar trabalho. Existem diversas formas de energia intercambiáveis entre si, ou seja, que podem transformar-se umas nas outras.
1:Trabalho é igual a variação da energia cinética, sendo conhecido como o Teorema do Trabalho-Energia. Trabalho = Energia Cinética final - Energia Cinética inicial. O trabalho é uma grandeza escalar, fazendo-se sentido apenas quando se tem componentes das forças aplicadas na direção do movimento da partícula.
Onde encontramos energia térmica Qualquer corpo que esteja a uma temperatura superior ao zero absoluto (0 K ou -273,15 ºC) apresenta energia térmica. Os movimentos executados por seus elementos constituintes (átomos, nêutrons, prótons e elétrons) conferem-no essa energia.
Resposta: Quando aquecemos a panela de pipoca no fogão, utilizamos a energia térmica para esquentar a panela, que transfere o calor para o milho, transformando-o em pipoca. Podemos também utilizar a energia térmica para nos aquecer no banho.
Quando tocamos em algo com alta temperatura, sabemos que aquele corpo está dotado de certa quantidade de energia térmica. Quando olhamos para um corpo emitindo luz, sabemos que aquele corpo está emitindo energia na forma luminosa. Como pode ver, podemos perceber a energia por diversas formas na natureza.
Sem dúvida, o maior ponto negativo é a queima de derivados de petróleo (recursos não renováveis), que resulta na poluição do ar. Tanto o carvão mineral, como o bagaço de cana produz gás carbônico, fuligem e contribui para a geração do efeito estufa.
Resposta. A humanidade tem sido fortemente dependente da combustão de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, como fontes de energia térmica. Explicação passo-a-passo: petróleo, carvão, e o gás natural.
Os três tipos principais são petróleo, carvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o xisto betuminoso. Os combustíveis fósseis são as fontes de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento.
Fontes renováveis, como a força das águas, dos ventos ou a energia do sol e recursos fósseis, estão entre os combustíveis usados para a geração da energia elétrica. Por meio de turbinas e geradores podemos transformar outras formas de energia, como a mecânica e a química, em eletricidade.
Assim, em linhas gerais, os principais recursos produtivos estão entre: trabalho, terra, matéria-prima, capital e capacidade de produção. Ao se iniciar pela questão da terra enquanto fator de produção, de maneira geral refere-se aos recursos naturais que dela podem ser extraídos.