(Erupção polimórfica da gestação; PPPU) Pápulas e placas urticariformes pruriginosas da gestação são erupções pruriginosas de causa desconhecida e que se desenvolvem durante a gestação. A maioria dos casos de pápulas e placas urticariformes pruriginosas ocorre durante a primeira gestação.
As alergias gestacionais parecem ser relacionadas às variações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante a gravidez , ao aumento de peso além do previsto ou a um tamanho inesperado do feto , condições que impõem um estiramento excessivo da pele do abdômen.
FOLICULITE PRURIGINOSA DE GRAVIDEZ O prognóstico é favorável e o tratamento pode ser feito com corticosteroides de baixa potência (tópicos) ou cremes de peróxido de benzoila.
Truques para amenizar a coceira na gravidez
As coceiras durante a gestação são causadas pelas as alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher ao longo da gravidez e o estiramento da pele devido ao ganho de peso do bebê e da mamãe. Mesmo sendo muito comuns, elas trazem incômodos e preocupações: na maioria dos casos, elas não acarretam não risco à saúde.
O problema ocorre devido a ruptura das fibras colágenas. É muito comum nas adolescentes quando ocorre uma redistribuição da gordura com aumento de volume das nádegas, seios e coxas, já nos meninos são comuns estrias horizontais, no dorso, devido estirão de crescimento.
O aparecimento das estrias é muito comum na adolescência, já que uma das causas do problema é o crescimento rápido: nas meninas, o aumento das mamas e áreas laterais das coxas e nádegas; nos meninos, o crescimento dorsal e lombar.
“As estrias em estado avançado, principalmente as largas e mais profundas, não têm cura. Existem tratamentos para diminuir o tamanho, a profundidade, e torná-las menos visíveis na pele”, fala Adriano. A boa notícia é que já existem muitos tratamentos para amenizar e melhorar a aparência das estrias na pele.
Aprenda a receita do creme de babosa e azeite para estrias
Recomendações importantes
As estrias normalmente se formam quando há estiramento da pele, que no geral é causado por um aumento do volume corpóreo. Esse aumento pode ocorrer por causa de gravidez, aumento de peso, colocação de prótese mamária, uso de anabolizantes, ou por fatores hormonais como o uso de estrógeno e hormônios adrenocorticais.
As estrias dos ombros, costas e atrás dos joelhos surgem normalmente na adolescência devido ao crescimento repentino que provoca distensão mecânica.
- ½ colher (chá) de óleo de amêndoas; - 1 colher (sopa) de açúcar. Misture os dois ingredientes numa tigela. Aplique na pele com estrias e massageie com movimentos circulares durante 10 minutos.
Carol Costa, autora do Momento Beaute, também fez uma resenha sobre o Cicatricure em seu blog. Ela declarou, após usar o produto, que as estrias não somem, nem diminuem, mas o gel hidrata muito a pele, melhorando seu aspecto e, automaticamente, o das estrias.
Dicas práticas para evitar as estrias
O melhor creme cicatrizante e hidratante O Cicaplast Baume B5, da La Roche, é um reparador e hidratante para corpo mas que também serve para o rosto e os lábios. Esse creme multirreparador é ideal para peles sensibilizadas, como é o caso da pele com estrias.