Ambientes físicos. As salas multifuncionais onde será conduzido, de fato, o atendimento ao aluno com deficiência também pode ser encarada como uma rede de apoio. Afinal, a realização desse atendimento garante ao professor que o aluno terá acesso a materiais, ferramentas, conteúdos e técnicas especiais.
As redes de apoio a educação inclusiva compreendem entidades preparadas para o apoio a estudantes que se enquadram na Educação Inclusiva (deficiências, limitações), de forma a inseri-los na rede regular de ensino.
Na perspectiva da Educação inclusiva, os apoios centrais reúnem os serviços da Educação especial e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). São esses os novos recursos que precisam ser incorporados à escola. O aluno tem direito de frequentar o AEE no período oposto às aulas.
A rede de apoio nasce a partir das necessidades da mãe e pode ser formada por pessoas que auxiliam na criação dos filhos e que convivem com a família, como o pai, os avós, os dindos, os tios, os vizinhos, a mãe do coleguinha da escola, os médicos ou mesmo os grupos de Whatsapp e Facebook.
O que é Educação inclusiva: O público-alvo do Plano Nacional de Educação (PNE) no que diz respeito à educação inclusiva, são alunos com deficiência (intelectual, física, auditiva, visual e múltipla), com transtorno do espectro autista e com altas habilidades (superdotados).