Resumidamente o exsudato netrofílico é uma reação inflamatória com fluido seroso , viscoso ou purulento que aparece secundariamente a um processo inflamatório . Isso não deve ser interpretado como algo grave. Esse processo inflamatório e/ou infecção pode variar em graus leve, moderado e elevado.
Desbridamento autolítico – Você sabe o que é?
Ele é formado por um processo não inflamatório, resultado do desequilíbrio de pressão hidrostática nos vasos sanguíneos, permitindo que o líquido extravase para os tecidos circundantes.
O Exsudato Inflamatório é composto de proteínas plasmáticas e leucócitos que extravasam dos vasos e se acumulam no local inflamado. Tem a função de destruir o agente agressor, degradar (liquefazer) e remover o tecido necrosado.
Exsudato (do latim exsūdāre significa fluir pra fora) se refere a saída de líquidos orgânicos através das paredes e membranas celulares, tanto de animais quanto de plantas, por lesão ou por inflamação. No caso de exsudação sanguínea por ferimento há passagem de proteínas do plasma, leucócitos, plaquetas e hemácias.
A derivação de líquido pleural para o peritônio (derivação pleuroperitoneal) é útil para pacientes com derrame maligno que não respondem à pleurodese ou que possuem encarceramento pulmonar.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Deve-se fazer radiografias em decúbito lateral, TC do tórax ou ultrassonografia se não estiver claro se uma densidade radiográfica representa líquidos ou infiltrados parenquimais ou se o líquido suspeito está loculado ou fluindo livremente.
Fases da Cicatrização de Feridas: Um Processo Fascinante de Cura
Desbridamento Enzimático: Uma Abordagem Eficiente para a Limpeza de Feridas
Por exemplo, o exsudato fibrinoso pode ser um sinal de que a ferida está com dificuldades para cicatrizar, enquanto o exsudato sanguinolento pode indicar um dano contínuo aos vasos sanguíneos da ferida.
Desbridamento Enzimático: Uma Abordagem Eficiente para a Limpeza de Feridas
O empiema é pus no espaço pleural. Ele pode ocorrer como uma complicação da pneumonia, toracotomia, abscessos (pulmonar, hepático ou subdiafragmático) ou trauma penetrante com infecção secundária. O empiema necessitatis é a extensão do empiema aos tecidos moles, causando infecção da parede torácica e drenagem externa.
Curativos com capacidade de absorver a secreção em excesso são úteis para feridas com alta produção desse líquido, enquanto curativos hidratantes podem ser mais benéficos para feridas com pouco exsudato.
A sua presença é comum em feridas em diferentes estágios de cicatrização e pode variar em quantidade e características, dependendo de vários fatores, como a extensão da lesão e a saúde do paciente.
Os derrames crônicos, recorrentes e que desencadeiam sintomas podem ser tratados com pleurodese ou pela drenagem intermitente com catéter de demora. Os derrames causados por pneumonia e doença maligna podem exigir medidas adicionais específicas.
A presença do exsudato neutrofílico junto com outras alterações no exame papanicolau normalmente é sinal de infecção. Isso porque, quando há infecção, é formado um líquido rico em células de defesa (entre elas, os neutrófilos) e restos celulares, chamado de exsudato neutrofílico. Este líquido serve para ajudar na defesa contra a infecção.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge