A política é o nome que se dá para a capacidade do ser humano de criar diretrizes com o objetivo de organizar seu modo de vida. ...
O sistema de governo varia de acordo com o grau de separação dos poderes, indo desde a separação estrita entre os poderes legislativo e executivo (presidencialismo), de que é exemplo o sistema de governo dos Estados Unidos, onde o chefe de governo também é chefe de Estado; até a dependência completa do governo junto ao ...
Monarquia parlamentarista
Formalmente, o Reino Unido é uma monarquia constitucional, com o poder legislativo investido num governo (government) eleito e o poder executivo investido num conselho de ministros (cabinet) liderado pelo primeiro-ministro, cujo poder, embora levado a cabo em nome do monarca, presta contas ao Parlamento e, através ...
O poder político agora é exercido pelo Parlamento. À monarquia britânica, cabe a função de concessão de títulos (Sir, Lorde, Lady e afins). Contudo, a concessão do mesmo ainda precisa passar por aprovação primária do parlamento. Sendo assim, o título de Rei ou Rainha passou apenas a ser uma regra de convivência social.
Foi-se o tempo (há tempo) em que ser rei significava grandes banquetes servidos a cada período do tempo e que com o balançar de um dedo a pessoa era mandada pra execução. Hoje em dia a rainha também tem como função governamental abrir e dissolver o Parlamento Britânico, que por sua vez forma um governo em seu nome.
O jornal "The Mirror" informa que Elizabeth paga voluntariamente o imposto de renda sobre os lucros. Em 2016, a revista "Forbes" revelou que o patrimônio líquido pessoal da rainha era de US$ 530 milhões. Enquanto o "Sunday Times" calculou que toda a fortuna da família real é estimada em US$ 88 bilhões.
Mansa Musa
Criado em 2012, o Sovereign Grant é um rendimento dado pelo Governo e resulta dos lucros gerados por propriedades e quintas da Coroa britânica (Crown Estate), que move “centenas de milhões de libras por ano”, explica a CNN, e que tem propriedades como assim como o Palácio de Buckingham e o Castelo de Windsor.
Todos os anos, o governo do Reino Unido repassa à rainha um único pagamento, chamado de Sovereign Grant ("Subsídio Soberano"). A quantia se baseia em 25% da receita do Crown Estate de dois anos antes.
A rainha é a chefe de Estado do Reino Unido desde 1952, quando seu pai, o rei George VI, morreu. Ela está no poder há mais tempo do que qualquer outro monarca britânico, e é também chefe de Estado de 15 outros países da Commonwealth (a Comunidade Britânica, que reúne antigas colônias).
Quando o rei George V morreu, o tio da rainha Elizabeth II, o rei Edward VIII, assumiu o trono, mas abdicou da função em menos de um ano, para viver sua paixão por Wallis Simpson, uma americana divorciada, o que para a sociedade da época foi um escândalo.
Jorge VI concedeu ao irmão mais velho, o título de duque de Windsor, com tratamento de Alteza Real, em 12 de dezembro de 1936. Em 3 de maio do ano seguinte, o divórcio dos Simpsons finalmente se concretizou.
Uma placa colocada nos portões do Palácio de Buckingham, em Londres, anuncia a morte de príncipe Philip, aos 99 anos. Os temores sobre a saúde do marido da rainha Elizabeth II aumentaram depois que ele passou um mês no hospital para tratar uma doença cardíaca pré-existente e uma infecção.
28 de maio de 1972