O Que Pode Ser Pontadas No Pulmo?

O que pode ser pontadas no pulmo

A dor no pulmão pode ser causada por infecções respiratórias, como tuberculose, pneumonia ou COVID-19, pleurisia, asma, enfisema ou embolia, pulmonar, por exemplo. Geralmente, quando uma pessoa diz que tem dor no pulmão, significa que tem uma dor na região do peito, isto porque o pulmão quase não tem receptores de dor.

Quando o nódulo no pulmão pode ser um câncer?

Além disso, o médico também indica a realização de exames de sangue, como hemograma, e exames microbiológicos a partir da análise do escarro ou de amostra da mucosa nasal para identificar qual o microrganismo associado com a infecção e, assim é possível iniciar o tratamento com o remédio mais indicado.

O diagnóstico da infecção pulmonar é feito pelo clinico geral, pediatra ou pneumologista por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além do resultado de exames de imagem e laboratoriais que podem ser solicitados. Normalmente o médico recomenda a realização de raio-X de tórax para identificar qualquer sinal de alteração dos pulmões.

Contato

Contato

Se os exames periódicos não acusarem alterações de tamanho e formato, em 2 ou 3 anos, a hipótese de câncer é descartada. 

O tratamento para infecção pulmonar é feito de acordo com a orientação médica e normalmente é indicado que a pessoa fique em repouso, se hidrate adequadamente e faça uso de antibióticos, antivirais ou antifúngicos por 7 a 14 dias de acordo com o microrganismo identificado. Além disso, pode ser indicado o uso de remédios para diminuir a dor e a febre, como o Paracetamol, por exemplo. Saiba mais sobre o tratamento para infecção pulmonar.

O ideal é que sempre que apresente algum desconforto na região do peito, que não melhora com o tempo, que piora rapidamente ou que não desaparece após 24 horas, se vá a um atendimento médico para avaliação, solicitação de exames quando necessário e despistar problemas cardíacos. Confira o que pode causar dor no peito e o que fazer.

Novidades Por E-mail

Em caso de nódulo no pulmão, é sempre recomendado consultar um pneumologista. O tratamento do nódulo depende da causa identificada e, algumas vezes, pode envolver apenas o acompanhamento regular por meio de exames de imagem.

Caso sejam verificadas alterações que possam indicar câncer de pulmão, a biópsia do nódulo geralmente é necessária para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento do câncer. Veja como é feito o tratamento do câncer no pulmão.

A COVID-19 é uma infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2, que leva ao aparecimento de sintomas semelhantes aos de uma gripe, como febre superior a 38ºC, dor de cabeça, garganta inflamada, mal estar geral e tosse seca e persistente, o que pode causar a sensação de dor nos pulmões, além de poder haver dificuldade para respirar, nos casos mais graves.

Como é feito o diagnóstico

Como é feito o diagnóstico

O que fazer: geralmente o tratamento da asma faz-se com remédios corticoides e broncodilatadores, e que muitas vezes são usados durante toda a vida. Além disso, existem outras formas de prevenir as crises, como não ter animais dentro de casa, manter a casa limpa, evitar tapetes e cortinas e manter-se longe de tabagistas. Saiba mais sobre o tratamento.

Em situações de ansiedade ou de ataques de pânico, algumas pessoas podem sentir dor no peito, por respirarem mais rapidamente, o que pode levar a um desequilíbrio entre a quantidade de oxigênio e dióxido de carbono, gerando também tonturas, dor de cabeça e dificuldades de concentração. Veja como identificar uma crise de ansiedade.

Principais sintomas

O que fazer: uma boa forma de tentar diminuir a ansiedade e aliviar a dor é fazer respirações para o interior de uma sacola de papel por, pelo menos 5 minutos, tentando controlar a respiração. Caso a dor não melhore, é aconselhado ir ao hospital.

O que fazer: em caso de suspeita de COVID-19, é indicado realizar um teste de antígeno ou o PCR para confirmar a infecção. Caso seja confirmada a doença, é importante que a pessoa fique em isolamento e siga as orientações indicada pelo médico, que pode indicar repouso e uso de medicamentos para aliviar os sintomas. Nos casos graves, em que há dificuldade para respirar e sintomas mais intensos, é importante ir ao hospital para que o tratamento mais adequado seja iniciado. Saiba mais sobre a COVID-19.

Horário de Atendimento

O acompanhamento do nódulo é fundamental, pois o diagnóstico precoce de um nódulo maligno, ou seja, canceroso, aumenta as chances de cura. Casos de nódulos malignos no pulmão são raros e estão associados a fatores de risco, como idade superior a 45 anos, tabagismo e histórico familiar de câncer. 

O nódulo calcificado no pulmão pode ser indicativo de câncer em alguns casos e o risco depende da aparência da calcificação. Quando são encontrados nódulos no pulmão completamente calcificados ou com calcificação central, por exemplo, o risco de câncer tende a ser menor.

Na presença desses sintomas, é importante consultar um clínico geral, pediatra ou um pneumologista para que se possa fazer o diagnóstico e, assim, ter início o tratamento. O diagnóstico é feito através da avaliação dos sintomas, ausculta pulmonar, radiografia de tórax, hemograma e análise do escarro ou da mucosa nasal para identificar qual o microrganismo causador da infecção.

O que Covid causa no pulmão?

Aqueles que sofrem de um COVID-19 mais severo com dano de pulmão extensivo vão sobre desenvolver a fibrose pulmonaa - que é a reconstrução mal sucedida do epitélio alveolar danificado e da presença de fibroblasto e o depósito excessivo de hialinos e do colagénio (entre outras proteínas extracelulares da matriz) que ...

Qual o lado que fica o pulmão?

Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.

O que é uma pontada no coração?

As pontadas no coração são um dos sintomas de problemas cardíacos, como a angina, a arritmia e o ataque cardíaco, por exemplo. Nesse caso, além de sentir pontadas no coração, o paciente apresenta outros sintomas.