Regra geral, as palavras abreviam-se com um ponto. A seguir a esse ponto, deve haver um espaço, tal como aconteceria se a palavra não tivesse sido abreviada (ex.: Paulo Mendes = P. M.). Esta seria a forma inatacável de abreviar.
quando composto de duas palavras é abreviado, se necessário, o primeiro nome, colocando sua letra inicial, e o último não se abrevia. quando composto de mais de duas palavras, abrevia-se usando apenas as iniciais, na seguinte ordem: ... os nomes indicativos de parentesco são abreviados, ou não, conforme tabela.
Não pode abreviar o 1º nome para evitar transtornos futuros. Veja as regras: Uma das regras fala sobre a abreviação dos nomes próprios. Ela diz que não se deve abreviá-los se o nome couber inteiro no local em que se vai escrevê-lo.
Não pode ser abreviado o último sobrenome, nem ser excluída qualquer parte do nome....Entenda melhor com o exemplo abaixo:
Regra geral, as palavras abreviam-se com um ponto. A seguir a esse ponto, deve haver um espaço, tal como aconteceria se a palavra não tivesse sido abreviada (ex.: Paulo Mendes = P. M.).
O resultado é que, conforme sua produção acadêmica for crescendo, nas bases de dados você irá aparecer como SILVA, F.L. da. e também como LIZOTTI, F.S. Da mesma forma, algumas citações suas em textos acadêmicos serão como SILVA, F.L.
1) GEB (gasto energético basal) ou TMB (taxa de metabolismo basal): é a energia requerida para manter processos essenciais ao organismo, como atividades do sistema nervoso, síntese celular, produção de enzimas, ventilação pulmonar, circulação, manutenção da temperatura corporal, secreção de hormônios e excreção renal, ...
Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.
A abreviatura adotada deve ser invariável. ... quando simples nunca se abrevia; quando composto de duas palavras é abreviado, se necessário, o primeiro nome, colocando sua letra inicial, e o último não se abrevia.
Nota: Por haver uma maior facilidade e praticidade na sua escrita, em diversas abreviaturas ocorre a deslocação do ponto abreviativo para o final ou a passagem da terminação em índice elevado para letra normal.
A gíria "Ctt" pode parecer bem estranha para quem não conhece o significado. Mas essa é mais uma expressão simplificada pelos usuários para facilitar o envio de mensagens. O termo é uma abreviação da palavra "contato".
(...)...Listas de abreviaturas paleográficas e termos antigos.
Abreviatura | Significado |
---|---|
Fr.ra | Ferreira |
F.ro | Fevereiro |
Frz / Friz | Fernandes |
G.ar | Gaspar |
A resposta curta: se o seu nome é Fabrício Lizotti da Silva, a abreviação correta é SILVA, F.L. da. E ponto. É assim que manda a ABNT. Qualquer pesquisador que cite um artigo em que seu nome esteja completo irá referenciá-lo assim. Agora, a resposta longa.
Não pode ser abreviado o último sobrenome, nem ser excluída qualquer parte do nome. Seja por extenso ou só a inicial, todos os nomes que compõem o nome completo têm que aparecer.
Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Recomenda-se, tanto quanto possível, o mesmo padrão para abreviação de nomes e sobrenomes, usados na mesma lista de referências.
Pelo menos no Brasil, não existe nenhuma lei ou regra que obrigue o cidadão a escrever de forma legível ou parecida com próprio nome. Abreviações e rubricas são permitidas. A única restrição é acrescentar nomes que não estejam registrados na certidão de nascimento.
Onde fazer a Apostila de Haia Cartórios e Tabelionatos são os órgãos habilitados para apostilar documentos no Brasil. No site da CNJ, tem um buscador que mostra onde fazer apostila de Haia na sua cidade ou estado.
26º Tabelionato de Notas de São Paulo · Serviços · Apostila de documentos.
Para que um documento receba o certificado da Apostila, basta levá-lo a um dos cartórios ou tabelionatos de qualquer capital brasileira. O apostilamento abrange uma via física e outra eletrônica. A primeira será emitida junto ao documento, a ele colada ou apensada.
A Apostila é um certificado de autenticidade emitido por países signatários da Convenção da Haia, promulgada no Brasil pelo Decreto 8.
A legalização pode ser feita tanto presencialmente quanto por via postal, por meio de carta registrada. No caso do atendimento presencial, deverá ser preenchido um formulário de solicitação da legalização. Podem ser legalizados até 10 documentos no mesmo dia.
A legalização do documento é feita por reconhecimento de assinatura ou autenticação do próprio documento. A legalização consular é um registro notarial concebido para comprovar que um documento realmente foi assinado pela pessoa mencionada ou emitido por uma repartição pública estrangeira.
É o reconhecimento, pela representação do país de destino (Embaixadas/Consulados), de que o documento apresentado é legítimo.