EQST

O Que Plato Fala Sobre O Amor?

O que Platão fala sobre o amor?

Platão falava do amor pela sabedoria como o mais perfeito e puro conceito de amor. Portanto, o amor platônico não corresponde a uma idealização de uma pessoa, mas sim a alcançar a sabedoria, um tipo de beleza espiritual.

O que significa no Fedro?

Fedro foi um fabulista romano (século I d. ... Seu nome completo era Caio Júlio Fedro (latim: Gaius Iulius Phaedrus). A fábula, por ser uma pequena narrativa, serve para ilustrar algum vício ou alguma virtude e termina, invariavelmente, com uma lição de moral.

Qual é o centro da discussão no diálogo entre Sócrates e Fedro?

Por meio do diálogo entre Sócrates e Fedro, Platão aponta a investigação filosófica como a busca por excelência do verdadeiro cultivo da alma, em contraposição ao fazer retórico.

Qual a objeção de Platão a palavra escrita no Fedro?

A crítica a escrita no Fedro de Platão: qual o papel dos diálogos no ensino da filosofia? ... Na crítica a escrita, no final do Fedro, Platão questiona a eficácia da escrita na transmissão do conhecimento, um texto é estático, morto, não é capaz de se defender e mudar, não pode escolher o interlocutor.

Qual obra de Platão discute a linguagem?

As obras de Platão foram escritas em forma de diálogo, em que diferentes personagens discutem acerca de um determinado tema. ... Aliás, o diálogo não é apenas a forma como o filósofo se expressa, mas também o cerne de seu método filosófico de descoberta da verdade.

Como Platão considera a linguagem?

Assim também o discurso, que é composto de nome, depende da aplicação de nomes verdadeiros para ser um discurso verdadeiro, ou do uso de nomes falsos, para ser falso. ... Para fugir dessa forma de relativismo, Platão entende que os nomes na verdade correspondem às coisas, pois são uma espécie de imitação dos seres.

Qual o pensamento de Platão sobre a linguagem?

Na filosofia da Platão, as Idéias são postuladas para serem a referência extralingüística objetiva que garantiria a significabilidade da linguagem. ... Platão, através de uma crítica à sua própria Teoria das Idéias e às concepções de linguagem defendidas pelos sofistas, reformulará, em aspectos importantes, a sua Teoria.

Qual a ideia de Platão sobre a origem da linguagem?

Logo no início do texto, Sócrates argumenta a favor de o “falar” não ser uma possibilidade individual de cada pessoa, ou seja, cada um diz (e nomeia) aquilo que quer e da maneira como bem entende.

O que significa o bom uso da palavra para Platão?

No diálogo “Crátilo”, Platão levanta a questão sobre a constituição, função e uso dos nomes, verificando a possibilidade de certa correção. ... Assim, cada pessoa pode denominar as coisas como bem lhe convier, não havendo uma relação necessária entre nome e ser (seja uma coisa, objeto ou ação).

Qual a importância da lógica para a linguagem?

Ela é a base de todo o conhecimento em programação, pois com a lógica você aprende a escrever um código para o computador interpretar corretamente, você aprende a se comunicar com a máquina a partir de uma linguagem – seja ela qual for.

Como a lógica pode ser caracterizada?

A lógica, como estudo e identificação das formas válidas e corretas na linguagem, também se dedica a identificar e qualificar aquilo que não possui uma validade formal coesa e correta. A palavra que nomeia essas situações de não correção da forma daquilo que foi enunciado pela linguagem é falácia.