O termo "Peregrino" aparece em nossa língua na primeira metade do século XIII, para denominar os cristãos que viajavam a Roma ou à Terra Santa (onde atualmente se encontra o Estado de Israel e os Territórios Palestinos) para visitar os lugares sagrados, às vezes como castigo auto-imposto com o objetivo de pagar ...
Fazer uma peregrinação é viajar para um lugar considerado sagrado. Peregrinações têm sido feitas pelos fiéis das principais religiões desde os tempos antigos. ... As pessoas também podem viajar para um santuário porque desejam que um santo ou um ser divino lhes conceda uma graça — por exemplo, a cura de uma doença.
Destinos religiosos e muita devoção no Brasil e no mundo
Confira uma lista com alguns dos principais lugares sagrados de peregrinação do Brasil.
Igreja, Templo, Terreiro, Loja, Círculo, Roça, Sinagoga, Mesquita, Encruzilhada, Centro: os espaços sagrados. Homens e mulheres de fé constroem locais para se conectarem com o divino. ... Para outros povos e religiões o espaço sagrado é uma construção consagrada naquela fé.
O termo "sítios naturais sagrados" (SNS) tem sido frequentemente utilizado na literatura internacional para se referir a esses locais e eles podem ser entendidos como "áreas de terra ou de água com um significado espiritual especial para povos e comunidades" (WILD; MCLEOD, 2008, p. 20).
7 cidades sagradas para as maiores religiões do mundo
“Todos os índios querem voltar no tekohá (local sagrado) onde nasceu.
Xamanismo - Povos Indígenas no Brasil.
- Lugares considerados sagrados por indígenas são tombados. DISTRITO FEDERAL, Brasília - Os lugares indígenas sagrados denominados Kamukuwaká e Sagihengu, no Alto Xingu, no Mato Grosso, foram definitivamente tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
As pessoas são diferentes e as religiões também. Sendo assim, cada religião tem os seus próprios textos sagrados. As diversas tribos indígenas, que não utilizavam a escrita, tinham a sua religião valorizada e transmitida para as futuras gerações por meio das histórias que eram contadas.
A religião indígena, baseada em conjuntos de mitos sobre seres espirituais, era variada, entretanto era comum a crença em entidades espirituais que habitavam o mundo material.
Resumo: as tradições religiosas, através de seus textos sagrados, nos revelam situações e acontecimentos comuns também em nossos dias. Em especial no que diz respeito à violência, os textos sagrados são ricos em testemunhos. A Bíblia, como texto sagrado da tradição cristã, nos fala de inúmeras situações de violência.
Muitas religiões possuem textos sagrados. Entre os mais conhecidos, estão as diversas Bíblias cristãs, o Alcorão islâmico, o Torá judaico e muitos outros.
Os textos sagrados contém ensinamentos relacionados aos modos de ser e viver da religião e são transmitidos de geração em geração. Registram os costumes e o código moral das organizações religiosas e orientam suas práticas. Vamos relembrar as funções dos textos sagrados escritos!
Os vários produtos da Tradição apostólica, como por exemplo a Bíblia, o Credo, a Liturgia, os escritos e testemunho dos Padres da Igreja, as afirmações e documentos pontifícios, as orações e os diversos ensinamentos e documentos dos concílios ecuménicos, são considerados muito importantes para a transmissão da fé ...