Ossain, conhecido também por Ossonhe, Ossãe e Ossanha é o orixá das plantas e ervas tanto medicinais como litúrgicas. É um orixá originário da região de Iraó, na Nigéria, muito…
No Brasil, é conhecido com os seguintes nomes: Oçânhim, Ossaim, Ossãe (como se escreve habitualmente) ou (como é chamado na umbanda) Ossanha, que é o orixá das ervas. No candomblé Jeje, é chamado de Agué: é o Vodum da caça e das florestas e conhece os segredos das folhas.
Os filhos de Ossain são muito ligados aos estudos e à reflexão; geralmente são cientistas, pesquisadores, médicos. São generosos, tolerantes, afetuosos e prezam pela liberdade. Gostam muito de animais e de plantas. Não possuem ambição e são completamente desprendidos de interesses materiais.
Quizílas de Ossaim: Pato, carne de caça, fígado. Quizilas de Iroko/ Tempo: Caranguejo, cabeça e pé de galinha, peixe sem escamas. Quizilas Comuns entre os orixás (Quizila de todo povo do santo): Arraia, caranguejo, lula, polvo, peixe de pele, galinha d'angola (cabeça).
Evitar carne de pato (quizila de Iemanjá). Evitar carne de ganso (quizila de Oxumarê). Não comer carne de pombo ou galinha D'angola. Não ter em casa penas de pavão (tiram a sorte).
Ossaim prefere acaçá, feijão (ewa), milho vermelho (àgbado), farofa e. fumo de corda.
O modo de fazer a oferenda de Ossain Coloque a papa em cima, regando com azeite e adicionando uma boa porção de sal (não precisa exagerar na pitada). Leve essa oferenda para a mata ou numa praça que tenha árvores. Não acenda velas de modo algum, esse orixá não suporta o fogo, que destrói suas folhas.
Rosa branca, anis estrelado, jasmim, cipó prata, cipó caboclo, erva de Santa Luzia, artemísia, colônia (ou cardamono). Elas são específicas, vão despertar a nossa percepção do mundo espiritual e a intuição.
Sem folha não existe orixá – Ossaim é o orixá feiticeiro comemorado em 05 de outubro. Ele que encanta as folhas, pois sem folha não existe orixá, como afirma o povo de santo.
quinta-feira
É comumente representado segurando um bebê branco, devido ao milagre a ele atribuído de ressuscitar a criança. Benedito é reconhecido como portador do Espirito Santo, pois realizava muitas profecias, era vidente. No Candomblé e Umbanda é sincretizado com Ossain, conhecedor das plantas e orações com poder de cura.
Para atrair a filha de Ossaim é necessário dar a ela fartura em tudo, no amor, na mesa e na vida de modo geral. Personalidade calculista, as filhas desse orixá não ficam com quem não faça muito por elas, mas geralmente são boas companheiras que apreciam uma boa conversa, e quem as trate com bastante atenção.
A personalidade dos filhos do orixá Exú Mas justamente por ser muito sensuais, terão relacionamentos amorosos com grande variedade de parceiras, não importando em nada com fidelidade. Trabalhos espirituais de afastamento de rivais geralmente são necessários para afastar o grande número de concorrentes.
Como conquistar um filho de Ogum Não que seja mal caráter, longe disso. Mas é difícil para ele viver sem emoção, paixão e aventuras. Como seu orixá protetor, o filho de Ogum é um guerreiro também nos assuntos do coração. Passional, sempre empenhado em manter o jogo da conquista, é um amante completo.
Os filhos de Oxum não abrem mão de ser feliz no amor. Querem encontrar um grande amor e logo se casar e formar uma família. ... Apesar dessa dedicação à vida à dois, eles não se desesperam por paixões impossíveis, por mais que gostem de uma pessoa, o seu amor-próprio é muito maior.
Como no Candomblé é comum no culto a pessoa possuir um Juntó (carrego, aquele que vem junto ou atrás) as pessoas podem ser do orixá Ogum com Oxum ou mesmo Oxum e Ogum (como pai e mãe), no culto ao orixá a obrigação do carrego de santo de uma pessoa é de que ela tem que possuir um pai e uma mãe (Ogum com Oxum) ou vice ...
Seus filhos são autênticos e de personalidade forte. Carregam consigo as magoas e tristezas da vida. Têm poucos amigos e sempre são ponderadas e justas. ... Os filhos da Oxum Opará em algumas fases estão mais carinhosos, dengosos, como a Oxum.
Oferendas a Oxum
Oxum, divina rainha, bela orixá, venha a mim, caminhando na lua cheia, trazendo em suas mãos os lírios do amor de paz. Torna-me doce, suave e sedutor como tua és. Oh! mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum.
Oxumaré é representado muitas vezes como uma cobra que morde a própria cauda, mostrando a continuidade, os ciclos, a mobilidade. Ele é o orixá do movimento, da riqueza e da fortuna. ... Por isso, ele é capaz de reger a energia do dinheiro e da fortuna e direcioná-la àqueles que oram por ele (e que realmente merecem).
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
Eu (diga seu nome), invoco Pai Xangô e seus auxiliares, invoco a corrente de Xangô, invoco os espíritos da justiça para que demonstrem vosso poder: que o coração de (nome do amado) transborde de amor, desejo e confiança por mim, e que faça ele me enxergar como sua companheira.
Oh! Minha mãe Nanã, peço a benção e proteção para todos os meus passos. À minha santa Nanã, protetora, peço que abençoe o meu coração, cabeça, corpo e espírito. Que aos poderes dados somente à Senhora das Senhoras, sejam mais caridosos e benevolentes, como me escondam de meus inimigos ocultos e poderosos.
Ao orixá Nanã são oferecidos efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata-roxa. Essa comida traz para as pessoas muita força. É bom ressaltar que Nanã é uma santa antiga e muito sábia.
Oração a Nanã