- condicionais: expressam uma circunstância de condição com relação ao predicado da oração principal. As conjunções condicionais são: se, caso, desde que, contanto que, sem que, etc. Ex: Deixe um recado se você não me encontrar em casa.
As conjunções subordinativas integrantes iniciam sintagmas nominais, enquanto a as conjunções adverbiais introduzem sintagmas adverbiais e podem ser classificadas como:
Estrutura de seleção (expressão condicional ou ainda construção condicional) é, na ciência da computação, uma estrutura de desvio do fluxo de controle presente em linguagens de programação que realiza diferentes computações ou ações dependendo se a seleção (ou condição) é verdadeira ou falsa, em que a expressão é ...
Condicional é um comando que pode ser verdadeiro ou falso, dependendo da situação. II. Comando Se é mais comumente chamado de comando If e é uma linha que determina se você vai ou não executar determinada ação de um código.
Uma função nada mais é do que uma subrotina usada em um programa. Na linguagem C, denominamos função a um conjunto de comandos que realiza uma tarefa específica em um módulo dependente de código. ... A utilização de funções visa modularizar um programa, o que é muito comum em programação estruturada.
Uma estrutura condicional permite que o programa faça a escolha do que executar, de acordo com uma condição. A linguagem C nos oferece comandos para trabalharmos com dois tipos de estruturas condicionais: if...else e switch... case. Nesta lição estudaremos a estrutura if...else.
Estruturas condicionais composta (SENÃO – ELSE) SE (a > b) ENTÃO Exibir mensagem "o número A é maior que o número B". ... Diferente do exemplo sobre estrutura condicional simples onde o algoritmo não tomava nenhuma ação, aqui ele toma uma decisão diferente, exibindo a mensagem “o número A é menor que o número B”.
A estrutura condicional de decisão simples serve para escolher um comando para execução, caso a condição for verdadeira. A estrutura condicional ou de decisão composta serve para escolher um entre dois blocos de comandos alternativos.
As estruturas de repetição são basicamente três: enquanto-faça, faça-enquanto e para-faça. A diferença básica é que enquanto-faça primeiro testa a condição para depois realizar o bloco de comando, ao contrário de faça-enquanto que primeiro executa o bloco para depois realizar o teste.
É uma estrutura iterativa que permite a execução de uma ação ou de um bloco verdade como consequência de uma condição verdadeira. É uma estrutura iterativa que executa uma ação ou um bloco verdade e permite sua repetição até que determinada condição seja verdadeira.
Para não precisar reescrever várias linhas em um algoritmo, pode-se utilizar as estruturas de repetição. Estudaremos três delas: enquanto, repita e para. Esta estrutura de repetição executará um determinado trecho de código repetidas vezes. Para isso, ela executará um teste antes de cada execução.