The flexor retinaculum (transverse carpal ligament; anterior annular ligament) is a strong, fibrous band, which arches over the carpus, converting the deep groove on the front of the carpal bones into a tunnel, through which the Flexor tendons of the digits and the median nerve pass.
Retináculo é um termo usado na biologia que varia de significado conforme à área em que é empregado. Na medicina é um tecido fibroso cuja função é estabilizar um tendão, por exemplo, no local correto.
A tabaqueira anatômica foi definida como uma região triangular(6,8,10,11), ou como um espaço em forma de losango(9). Os constituintes vasculares da tabaqueira anatômica são importantes estruturas superficiais e profundas, tais como: a veia cefálica e suas tributárias e a artéria radial e alguns de seus ramos.
Tabaqueira anatômica
Falanges - esses ossos dão forma aos dedos polegar, indicador, médio, anular e auricular. Cada dedo possui três falanges e o polegar possui apenas duas. Ao total, existem 18 falanges, as quais são nomeadas da seguinte forma: Falanges proximais: correspondem aos ossos da base do dedo.
Carpo: O carpo ou punho, a primeira parte da mão, é formado por 8 ossos. Na fileira proximal – perto do antebraço – possui 4 ossos: escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme. E na fileira distal – próxima dos dedos – os outros 4 ossos: trapézio, trapezoide, capitato e hamato.
O carpo é a porção proximal da mão, ou seja, o conjunto de ossos dos membros anteriores (ou das extremidades superiores, no homem) que articulam com os ossos do antebraço e com os do metacarpo, em todos os vertebrados que apresentam aqueles membros.
O carpo é o termo anatômico para o punho, e conecta o rádio e a ulna do antebraço com os ossos do metacarpo na mão, sendo composto por oito ossos individuais que se encontram dispostos em duas organizadas fileiras de quatro.
Na maioria das fraturas agudas, sem desvio ou com desvio pequeno, a cirurgia é minimamente invasiva, através da fixação percutânea do escafóide com parafuso canulado. Esse procedimento é realizado com auxílio de um aparelho de radioscopia que mostra imagens de RX em tempo real, como num filme.
A fratura de Colles é a fratura da extremidade distal do rádio, onde o fragmento se desloca para trás e para o exterior. Ocorre com freqüência em crianças, geralmente de 6 a 10 anos, e em pessoas idosas, principalmente em mulheres acima dos 50 anos, em decorrência da osteoporose.