substantivo feminino Ato ou efeito de compactar. Operação cujo objetivo é reduzir o volume de vazios num solo granuloso ou no concreto em massa, para obter maior coesão e resistência e diminuir sua permeabilidade.
A compactação é definida como o aumento da densidade do solo em um mesmo volume com a redução da sua porosidade. Isso ocorre quando o solo é submetido a um grande esforço ou compressão, expulsando o ar dos poros e rearranjando as partículas.
A contaminação do solo ou poluição do solo é causada pela presença de produtos químicos xenobióticos (estranhos ao organismo humano) ou outras alterações no ambiente natural do solo. É tipicamente causada por atividade industrial, produtos químicos agrícolas ou descarte inadequado de resíduos.
Resposta: a forma de contaminação de solos mais frequente na área rural é o uso de agrotóxicos, enquanto na área urbana é a produção de lixo, essa contaminação pode atingir os rios, espalhando-se ppr toda região, de modo que contamina, também, as águas. Essa poluição gera muitos impactos ambientais.
A poluição do solo, também chamada de contaminação do solo, é causada pela introdução de substâncias químicas ou pela alteração desse ambiente pela ação humana. Além de poluírem o solo, esses elementos químicos também poluem a água e o ar.
Uso de fertilizantes,Uso de pesticidas, herbicidas e inseticidas,Despejo incorreto de resíduos sólidos,Desmatamento,Água poluída lançada pelas indústrias,Vazamento de petróleo; Chuva ácida; Esgoto lançado em rios e no solo; Perfuração errada do solo, Cemitérios; Infiltração de fossas sépticas;Queimadas, Mineração.
As causas da degradação do solo estão diretamente ligadas ao desmatamento, às queimadas e às ações do homem. A vegetação é de primordial importância para a circulação de nutrientes e para proteção do solo, ou seja, quando há ausência de vegetação no local, a terra fica desprotegida e mais suscetível à sua degradação.
A degradação do solo é a deterioração ou desgaste de suas características químicas, físicas, morfológicas e biológicas, como por exemplo, a perda da quantidade de solo e de seus nutrientes, a distribuição da matéria orgânica, a compactação, a poluição causada por adubos químicos e pesticidas etc.
Quando se tem um solo degradado devemos pensar em recuperação do mesmo. Criar condições para aumentar a sua fertilidade, a sua proteção, o aumento das propriedades biológicas, criando condições propícias para o desenvolvimento das plantas e o retorno da produtividade.
Resposta. O termo degradação do solo é meio amplo, mais consiste em tudo aquilo que está relacionado com a destruição do solo, por exemplo, a erosão, o empobrecimento do solo, a contaminação e a desertificação é considerado um dos problemas mais graves decorrentes da degradação do solo.
Degradação biológica: Diminuição da matéria orgânica do solo – processo que favorece a emissão de gases de efeito estufa pela redução do estoque de carbono do solo.
processo de degradação do solo, bem como suas causas e consequências, ocorre por variados motivos e resulta na perda da produtividade, além de causar impactos socioambientais. Esse problema geralmente é causado pelo mau uso e má conservação, consequências de processos naturais ou das atividades humanas.
A conservação do solo é um conjunto de princípios e técnicas agrícolas que visa o manejo correto das terras cultiváveis, evitando a erosão em todas suas formas. Seu objetivo é aproveitar ao máximo a terra por unidade de área plantada. Assim, evita-se a degradação física, química e biológica do solo.