O processo odontoide é a eminência vertical que caracteriza a segunda vértebra cervical (áxis), sobre a qual ocorre a rotação da primeira vértebra cervical (atlas).
As vértebras cervicais de C3 a C7 são consideradas típicas, então possuem corpo e arco vertebral típico. ... Possuem também nas suas porções laterais um processo transverso (dois tubérculos, anterior e posterior) com um forame transverso, onde passam as artérias vertebrais, exceto na C7.
4. Processos Articulares: São em número de quatro, dois superiores e dois inferiores. São saliências que se destinam à articulação das vértebras entre si. Função: Obstrução.
Os processos transversos de uma vértebra são dois processos (um na esquerda e outro na direita) presentes na vértebras. Eles servem como ponto de ligação de músculos e ligamentos.
Os processos originam-se do arco vertebral e são um conjunto de sete: um processo espinhoso, mediano e inferior, dois processos transversos, localizados posterolateralmente a partir da junção entre pedículos e laminas, e quatro processos articulares, dois superiores e dois inferiores.
As vértebras cervicais podem ser divididas em típicas (C3-C6) e atípicas (C1, C2 e C7). Dentre as atípicas, a vértebra C2 ou Áxis possui características próprias, destacando por seu processo odontóide, que serve de eixo para o atlas, permitindo movimentos de rotação na articulação atlantooccipital, .
Décima primeira vértebra torácica (T11): Nesse nível, a vértebra T11 começa a lembrar as dimensões e a estrutura de uma vértebra lombar. As facetas articulares para as cabeças das costelas são grandes e visibilizadas primariamente nos pedículos, que são mais espessos e mais fortes em T11 e T12, em relação a T1 a T10.
Conforme a localização, as vértebras podem ter formatos diferenciados devido às funções que poderão desenvolver conforme a localização. Porém, normalmente possui algumas estruturas que são comuns à grande maioria delas. Corpo: porção mais espessa que sustenta todo o peso da vértebra.
Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.
Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
As vértebras ficam empilhadas umas sobre as outras, formando assim a coluna vertebral. As menores são as cervicais, seguidas pelas torácicas que têm tamanho mediano. Enquanto que as vértebras lombares, localizadas na parte inferior da coluna, são as maiores.
Os estalos ou cliques, quando não são acompanhados de dor, são normais. O barulho é causado por atrito entre as articulações.
Procure assistencia médica para uma avaliaçao e tratamento. Estes atritos que voce percebe pode ser sinal de que as articulações estejam tensas e iniciando processo de desgaste . Melhoram muito com medidas simples como acerto da postura ao ler , computador e domir , mais alongamentos diarios.
Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.
Tratamento para hérnia de disco cervical
Hérnia de disco cervical