EQST

O Que A Periferizaço?

O que é a periferização?

Compreende-se que a periferização é um processo, no qual a edificação de novas áreas residenciais não se deu de forma contínua à malha urbana, mas sim a partir de grandes vazios urbanos: “(…) e sobretudo as grandes, ocupam, de modo geral, vastas superfícies, entremeadas de vazios.

O que é periferização da pobreza?

Trata-se da formação social, do indivíduo que estamos produzindo, inserido num contexto onde as desigualdades sociais, as indiferenças e a violência são crescentes.

Como acontece a periferização?

É a chamada periferização criada pelas forças da especulação imobiliária. Um exemplo vem da Região Norte do Brasil. Em Belém, no Pará, uma área habitada por ocupações irregulares há várias décadas está sendo removida para que a região possa ser reurbanizada de forma a absorver os interesses do mercado imobiliário.

O que é processo de suburbanização?

A suburbanização é um processo relacionado com o desenvolvimento de subúrbios em torno das grandes cidades e áreas metropolitanas. O processo de suburbanização é gerado pelo crescimento demográfico (aumento da população total) e pela reestruturação interna das cidades.

Qual a origem da pobreza nas periferias?

O crescimento da população urbana, por meio do êxodo rural e do consequente aumento das cidades, gerou uma concentração de pobres nas áreas periféricas dos grandes centros urbanos.

Qual a principal causa da favelização?

A Favelização é o processo de surgimento e crescimento do número de favelas em uma dada cidade ou local. ... A problemática da formação de favelas no espaço da cidade está diretamente ligada a dois principais fatores: a urbanização e a industrialização.

Como ocorreu o processo de periferização de Brasília?

Na década de 1970, um dos processos típicos das grandes cidades brasileiras foi a periferização da população de baixa renda via especulação imobiliária (OJIMA et al., 2010).

Quais são as principais causas da pobreza no mundo?

Fatores naturais: desastres naturais, climas ou relevos extremos, doenças. Problemas de Saúde: adição a drogas ou alcoolismo, doenças mentais, doenças da pobreza como a SIDA e a malária; deficiências físicas. Fatores históricos: colonialismo, passado de autoritarismo político. Insegurança: guerra, genocídio, crime.

Quais os principais motivos do processo de favelização observado no Brasil?

O processo de favelização no Brasil está intimamente ligado com o crescimento desordenado dos grandes centros urbanos que, por sua vez, acontece devido à migração de pessoas que buscam melhores oportunidades de emprego e habitação.

Como se dá o processo de favelização?

A maioria das favelas atuais começou na década de 1970, quando o forte crescimento econômico brasileiro durante o Regime Militar iniciou um processo de êxodo rural de trabalhadores dos estados mais pobres do Brasil em direção a regiões mais ricas, o que formou comunidades enormes em termos populacionais.

Como ocorreu a expansão urbana em Brasília em 1960?

Ao longo dos anos 1960 a existência de Brasília estimulou a ocupação do Centro-Oeste, construindo-se mais estradas, desenvolvendo-se a agricultura e surgindo outras cidades na região, um processo que continua nos dias de hoje.

Qual é o tipo de relevo predominante no Distrito Federal?

O relevo do DF caracteriza-se pelo padrão plano a suave ondulado, relevos incli- nados, que se estendem da base das chapadas e dos morros resi- duais em direção aos vales, e relevos dissecados, ao longo dos rios Paranoá, São Bartolomeu, Preto, Maranhão e Descoberto.