O drop-set funciona da seguinte maneira: você realiza uma série normal, como está prescritos em seu treinamento; e em seguida, sem descanso, pega um peso com 20-30% menos carga e manda bala em mais quantas repetições conseguir.
O método Rest-Pause, apesar de em tradução literal significar pausa para descanso, não serve para descansar. ... A diferença entre o método rest-pause e o drop-set está no tempo de descanso. No método drop-set, por exemplo, não pode haver descanso entre uma serie e outra.
O método Rest Pause Training, (RPT) que em português significa “pausa para descanso”, é uma das técnicas mais utilizadas por fisiculturistas do mundo inteiro, e, apesar do nome poder levar as pessoas a pensarem que é uma técnica para relaxar, o que ela proporciona, na verdade, é uma intensificação dos treinos.
O rest pause é uma técnica, a qual consiste em realizar uma série até a falha ou próxima desta e depois dar um pequeno descanso para recuperação, para depois novamente efetuar o número possível de repetições até a falha muscular concêntrica.
O método cluster sets surge como estratégia para aperfeiçoar o desempenho de potência em uma sessão de TF, uma vez que o modelo tradicional leva o praticante à fadiga no final da série, resultando em uma redução na velocidade de execução e produção de potência6.
O SST (Sarcoplasma Stimulating Training) é um método de treino desenvolvido pelo fisiculturista Patrick Tuor e consiste na busca pela estimulação dos mecanismos sarcoplasmáticos. ... O SST, ou sarcoplasm stimulation training, é um método que promete isso.
Basicamente, o SST pode ser entendido da seguinte forma: Faça um exercício até a falha. Use uma carga para que esta falha aconteça entre 10 e 12 repetições. Após atingir a falha, descanse por 10 segundos apenas e volte a executar o movimento até a falha. É natural que o número de repetições seja menor.
Esse treino consiste basicamente na realização de 10 séries de 10 repetições, totalizando 100 repetições de um mesmo exercício, o que faz com que o corpo se adapte ao estímulo e estresse gerados, resultando na hipertrofia.
O German Volume Training (GVT) é um método bem simples e utilizado principalmente para aumento de massa muscular e hipertrofia. O GVT consiste em realizar poucos exercícios por grupo muscular (geralmente multiarticulares), 10 séries de 10 repetições à 60-80% de 1RM, intervalos de 60 a 90 segundos.
Em geral, são realizadas 2 ou 3 séries por exercício e entre 10 a 12 repetições. No entanto, para saber qual número de séries é mais adequado para seu corpo, é necessário definir um objetivo e uma frequência semanal de exercícios.
Os autores supracitados também recomendam que para o objetivo de hipertrofia muscular não haja descanso maior que 1,5 minutos entre as séries e os exercícios. Já para o objetivo de resistência muscular, os intervalos entre as séries deverão ser de 30 segundos.
Geralmente, se o foco é ganho de força e de massa muscular, quando o aluno tende a utilizar cargas maiores, ele precisa de um descanso de 45 segundos a 1 minuto e 30 segundos para recuperar os músculos para a próxima série.
De acordo com a periodização Agora, se o seu treino é para força, logo você realiza menos repetições com mais carga. Nesses períodos, é possível descansar mais tempo. Assim, o intervalo entre 1 min e 2 minutos pode ser o ideal para entre as séries.
Após terminar a série, o músculo precisa de tempo para recuperar os níveis iniciais de ATP. E é aí que entra o tempo de descanso entre séries! Cada pessoa tem uma capacidade de regeneração muscular e de recuperação dos substratos energéticos (ATP/CP).