Patto (1999) traz em sua obra o conceito de fra- casso escolar como produzido pelo dia a dia da rotina escolar, aponta que há diver- sos estereótipos e preconceitos que rodeiam as camadas mais pobres e que não partem apenas da instituição, mas também dos pro- fissionais e da sociedade, que envoltos na teoria da ...
A teoria da carência cultural postula que o fracasso escolar ocorre devido à deficiência ou privação cultural do aluno em decorrência das suas precárias condições de vida.
Este processo consiste em considerar que a causa primordial do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem são disfunções biológicas que o ser humano apresenta. ... Biologização da Interação humana.
6- quando discutimos o tema de alunos em situação de fracasso escolar, devemos ter uma atitude que o considere: a) Algo que não existe. Oque existe são alunos em situação de fracasso e histórias escolares que terminam mal. ... c) da responsabilidade do aluno que não corresponde ao esperado.
Os transtornos de aprendizagem, as dificuldades de aprendizagem, famílias desestruturadas, condições precárias de vida etc.. Os transtornos de aprendizagem, as dificuldades de aprendizagem, famílias desestruturadas, condições precárias de vida etc..
Quando se pensa no fracasso escolar, é coerente considerar que cada aluno, em particular, terá um rendimento qualitativamente diferenciado dos seus colegas. O olhar que é dirigido ao aluno, a expectativa, o ideal, o comportamento-padrão e as potencialidades do aluno têm relação direta com o seu aproveitamento escolar.
Quando buscamos compreender o fracasso escolar pela dimensão psicológica, e suas implicações ao campo relacional subjetivo professor-aluno, verificamos que o fracasso escolar do aluno mascara outro fracassado que é: a ) a mãe.
As principais causas do fracasso escolar são oriundas, em sua maior parte, dos sistemas de ensino que não conseguem atender às diversidades de necessidades presentes nas escolas, deixando de identificar onde se localizam as inadaptações à aprendizagem, e levar o aluno a descobrir sua própria modalidade de aprendizagem, ...
Uma forma fácil de identificar uma escola tradicionalista é observar o modo como ela utiliza dispositivos móveis em sala de aula. Infelizmente, a resistência a esses aparelhos ainda é muito grande nesse tipo de instituição de ensino. Mas os tablets e smartphones não são inimigos do aprendizado.
Para Adorno, o ensino deve ser uma arma de resistência à indústria cultural na medida em que contribui para a formação da consciência crítica e permite que o indivíduo desvende as contradições da coletividade.
Verificado por especialistas. C) A experiência para Adorno, está relacionada ao método dialético. Para Adorno, um dos grandes incentivadores da Filosofia da Educação, um dos principais caminhos dos individuos para uma educação de qualidade, se baseia no método dialético.
Adorno considerava a sociedade enquanto objeto e abandona a ideia de produção cultural autônoma em relação à ordem social vigente. Por sua vez, sua perspectiva está embasada na Dialética de Hegel, apesar de divergirem em alguns pontos.
Um projeto de educação com amplitude humanística e formação cidadã Resumo: Para Adorno a educação deve ter o papel de simultaneamente, evitar a barbárie, e contribuir para emancipação humana; Adorno questiona a educação autoritária, pensando como referencial uma educação de amplitude humanística- cidadã.
Principais Ideias Ao lado de Theodor Adorno, Horkheimer desenvolveu a teoria crítica, utilizada por ambos os filósofos em suas obras. A teoria crítica engloba, em suas obras, um conjunto de ideias diretamente ligadas à cultura contemporânea. ... O modelo da teoria crítica rendeu fama a Horkheimer e a Adorno.
O pensamento de Max Horkheimer caracterizou-se pelo seu marxismo não-ortodoxo e pela orientação crítico-sociológica com base filosófica. ... Por sua vez, com a teoria crítica de Horkheimer, o subjetivismo é transcendido pela relevância social a que se aplique o método científico empregado.
A Escola de Frankfurt foi uma escola de análise e pensamento filosófico e sociológico que surgiu na Universidade de Frankfurt, situada na Alemanha. Tinha como objetivo estabelecer um novo parâmetro de análise social com base em uma releitura do marxismo.
Indústria Cultural é um conceito usado para designar a transformação de diferentes obras em produtos padronizados, devido à introdução da tecnologia no processo de produção cultural.
Os meios de comunicação de massa surgiram e se desenvolveram com o processo de Industrialização. Essa cultura de massa se solidifica no século XX quando o capitalismo cria as condições para uma sociedade de consumo alavancada pela TV e cinema.
De acordo com os pensadores, a indústria cultural: ... A indústria cultural idealiza produtos adaptados ao consumo das massas, assim como também pode determinar esse consumo trabalhando sobre o estado de consciência e inconsciência das pessoas.
Segundo os autores, o objetivo da indústria cultural é o lucro e manutenção do pensamento dominante. Assim, a cultura passa a ser uma massa de manobra da população, que precisa ser mantida presa na ideologia dominante.
Exemplos de indústrias culturais são a indústria discográfica, cinematográfica, editoriais, companhias de teatro… em que os bens ou serviços culturais que produzem são considerados principalmente com um critério industrial e comercial.
Música, filme, dança, seriados televisivos, esportes, desenhos, moda e o que mais abranger. Cada item que abrange gosto de parcela da sociedade é definido como elementos referentes à Indústria Cultura. Ela, assim, se apropria destas preferências, comercializando-as, transformando-as em cultura de massa.
Na Indústria Cultural, se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro. Além disso, tem o intuito de reproduzir os interesses das classes dominantes, legitimando-as e perpetuando-as socialmente.
produtos culturais seriam expressões de desejos individuais com intenções prioritárias de gerar significados entre o produto e seu público.
A abrangência do termo produto cultural, dentro do cenário social e político brasileiro, envolve desde formas de manifestações artísticas ditas mais tra-dicionais (como o teatro, as artes plásticas e o cinema) como os processos modernos de comunicação (a televisão, o rádio, a Internet e a imprensa em geral).
Produção cultural é uma atividade profissional que consiste em gerenciar a organização de eventos culturais ou a confecção de bens culturais.